É, eu tenho uma certa birra com o KOF '97, que por um acaso foi o primeiro que joguei, faz muito tempo isso, lá pra 1998. A história é talvez a melhor da série, antes de surgirem K, Kula e outros personagens com nomes pouco criativos. E também é o primeiro jogo que tem o sistema Advanced de luta, muito melhor que o Extra, onde se precisa carregar a barra de especial ou tomar muita porrada pra encher a barra. E também é o jogo com mais personagens brocadores por metro quadrado na série, talvez só perdendo pro 98, com personagens que são populares e usados até hoje no 2002 e versões piratas dele.
História
Primeiramente, vamos à história, depois que Goenitz levou umas porradas no torneio anterior e eventualmente nesse mesmo torneio Iori matou Mature e Vice durante um momento de loucura devido ao sangue Orochi que ele possui, ainda assim se organizou um novo torneio, assim como o anterior, televisonado e com um organizador misterioso. Chizuru ainda está procurando Orochi pra bani-lo do mundo.
Geese Howard também está interessado nesse poder, mas devido ao fato de seu time ter conspirado contra ele quase o matando, ele resolveu contratar gente pra investigar isso pra ele, e assim ele recruta seu fiel escudeiro, Billy Kane(que tá doido pra encher o Iori de porrada devido à traição em 95), Blue Mary(que foi a única do time que se manteve na série com regularidade após esse jogo) e o fodão Ryuji Yamazaki(o único na série que tem sangue Orochi E consegue controlar isso, até por isso eleri da cara de quem tem e não consegue controlar, como Iori, Leona, yashiro...).
Além deles surge um time misterioso que a partir desse jogo viria a se tronar um dos mais populares da história, seja pelos fãs japoneses, quanto pela pivetada que joga nessas máquinas adulteradas desse meu Braziu: Yashiro Nanakase, Shermie e Chris(que atualmente se for reparar nutre semelhança com Justin Bieber, principalmente pela androgenia). Esse trio entrou no torneio derrotando o USA 94' Sports Team e roubando os convites deles(coisa que fica explicitada no KOF '98 UM, mais especificamente nas pre-bouts), Yashiro tem uma richa com o Iori nesse jogo porque Iori entrou num concurso de bandas(!) e acabou rivalizando com Yashiro e sua banda, a CYS(Chris-Yashiro-Shermie). Esses três são discípulos do Goenitz, ficaram na moita jogo passado, mas com a morte do mestre eles tem destaque no jogo. Eles podem ativar o sangue Orochi deles pra ficar mais poderosos, mas não tem controle sobre ele. Chris é a representação humana do Orochi.
Temos também um personagem novo:
Enfim, durante o torneio Iori e Leona eventualmente enloquecem graças ao sangue Orochi que reage cada vez mais forte conforme eles vão se aproximando e ficam num estágio que popularmente é chamado de "incorporado", no qual ambos ficam descontroladoa e quase leva Leona a matar seu time. E quando voltou ao normal e viu o que fez, tentou se matar.
No fim, de acordo com a história oficial diz que o trio do Yashiro após ter sido derrotado pelo trio composto por Kyo, Iori e Chizuru se suicidou em oferta ao Orochi e ele surgiu e foi derrotado por esse trio. Ver abaixo:
Área técnica
Minha birra com esse jogo é pelo fato de graficamente o jogo ficar meio destoante, os gráficos dos personagens se destacam de uma maneira negativa comparando com os cenários, esses bem criativos, especialmente o da boate e o de Bali. A jogabilidade é contestável também, mas como incluiram o sistema Advanced a jogabilidade pode ser perdoada aqui. As artworks não ficaram muito boas, só as do final.
Personagens e área musical
Incluíram gente icônica do Fatal Fury nesse jogo, gente que pediam desde o '94, Blue Mary entrou e permaneceu na série até os dias presentes, Billy e Yamazaki estiveram nesse e no '98, após isso se passaram 5 anos até o retorno deles(em 2000 como striker não conta). Esse time é muito rico musicalmente, todos os três tem músicas emblemáticas nesse jogo, especialmente Billy Kane e sua London March.
O Fatal Fury Team tem nesse jogo uma versão reduzida de uma música do Real Bout Fatal Fury Special, chamada Kurito Forever, que é tão boa quanto o antológico tema desse mesmo time no '96.
Iori Yagami segue nesse jogo com a sequência de músicas fodas a cada jogo que entra, esse ano ele aparece com Cool Jam, apesar de eu preferir a versão com arranjo, a original tem grande valor.
O Hero Team faz as guitarras gritarem com esse clássico da série: Esaka Forever.
Mas o tema que foi declarado o melhor do '97 foi o do Shingo, Still Green
Considerações finais
No fim das contas o jogo é bom, mas inferior ao 96, só vale pelo sistema decente, personagens, pelas músicas e pela história bem desenvolvida. Joguem o quanto antes, uma vez que Orochi é um chefe bem mais fácil que os outros já vistos. Eu recomendo.
Jackal(que pede desculpa por ter ficado tanto tempo enrolando pra voltar a escrever.)
Devo ressaltar também que é um KOF bem bugado e desbalanceado, mas altamente divertido de se jogar. Fora que tem o melhor 'story-mode' de todos os KOFs
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