domingo, 10 de outubro de 2010

Jackal analisa: King of Fighters '96


REQUINTE a começar pela abertura

Pois bem, depois dos dois primeiros KOFs, que são meio café-com-leite, hora de falar do primeiro KOF efetivamente sério: KOF 1996.

A história e o jogo em si dão uma guinada por vários motivos: Rugal não é o chefe, acontecem umas surubas nos times que mudou todo mundo de time. Sem falar que esse KOF tem MUITAS músicas ótimas envolvidas(as quais disponibilizarei links pra baixarem), diferente do '94 e do '95, que se eu citei duas de cada foi muito. Mas vamos ao jogo:

História


Rugal mesmo anabolizado com o poder Orochi se fodeu no final justamente pela bomba que tomou, ele tinha o poder Orochi amplificando tudo, mas ele não tinha o sangue Orochi naturalmente, daí ele não pode controlar o poder. As secretárias dele, Mature e Vice sobreviveram e depois dos incidentes do time do Iori em '95 elas resolveram segui-lo, pra dar uma investigada se ele tinha o sangue Orochi mesmo.

Enquanto isso, o torneio retorna, pela primeira vez televisionado e com a garantia de que o alemão que roubou movimentos de um monte de gente não estava por trás disso. Até por isso os membros mais velhos de certos times não se interessaram tanto, Heidern e Takuma vazaram de seus times, botando em seus respectivos lugares Leona(a rainha dos top tiers desde que eu me dou por gente) e Yuri. A saída da Yuri causou um certo problema no time feminino, pois ficava sobrando uma vaga. vaga essa que foi preenchida pela contestável e até motivo de piada Kasumi Todoh(explico o porque dela ser piada mais à frente).
Sem falar que a história de poder Orochi atraiu gente poderosa prigosa e fodona, assim surge um dos times mais fodas da história da série, o time dos chefes de 1996, composto por Mr. Big(o chefe do Art of Fighting que tem todo aquele estilo de ator pornô dos anos 70, ou de cafetão), Wolfgang Krauser(o alemao maluco chefe do Fatal Fury 2, criador do Kaiser Wave, que depois o Rugal copiou, nego é tão alemão que o tema dele lutando uma música do MOZART) e o MAIOR CHEFE DA HISTÓRIA DA SNK, não teve ninguém mais foda que ele, Gesse Howard(um fdp que fascina, maior chefe de todos, podem tacar ele do prédio quantas vezes for que ele volta pra te foder de novo, sem falar que ele só tem música foda).
Antes de continuar, vale lembrar que o universo KOF é um universo paralelo ao universo dos personagens das franquias, por exemplo, Fatal Fury se passou 10 anos depois de Art of Fighting, ou seja, Ryo e Terry na mesma idade é algo discrepante nas franquias normais deles, mas em KOF tá valendo, o mesmo vale pro Geese, que tem uma versão mais nova no Art of Fighting 2, e por aí vai. Mas continuando...

A pessoa por trás disso é Leopold Goenitz, um pastor louco que quer invocar a entidade Orochi, que no momento está no corpo de um garoto portegido dele(no caso é o Chris, mas isso é mais pro KOF '97), um chefe apelão, até mais que o Rugal dependendo das circunstâncias, pena que hoje em dia a pivetada não reconheça mais os chefes do passado, ontem mesmo tava indo prum churrasco, parei num fliper e o cara tava jogando SNK vs Capcom 2 com o Akuma, tinha um garoto do lado assistindo e eu parei pra ver também, até porque tava chovendo na hora. Enfim, chega uma hora que ele enfrenta justamente o Goenitz, e não é que o pirralhinho pergunta "É o Rugal?". Ah, essa molecadinha que nunca jogou o '96...




Área técnica


Fizeram o favor de botar uma jogabilidade decente dessa vez, os gráficos continuaram na curva ascendente de melhorias, a minha reclamação é deram umas nerfadas nuns personagens aí, além da nerfada obrigatória que deram no Geese pra ele não ficar soltando Reppuken ultra forte como no Fatal Fury, nerfaram também Mai, Yuri e Ryo, tão notavelmente mais fracos que nos outros jogos, exceto quando controlados pela máquina, aí eles estupram com uma AI barata.

Personagens e músicas
Geese Howard é tipo o Norman Osborn da SNK, por mais que contestem é o maior vilão da franquia inteira, mesmo tendo um onte de vilões sobrenaturais figurando na mesma relação. Sem falar que o estilo de luta dele é fodão por si só, começa a luta e tu parte pra voadora, ele simplesmente te pega pelo pé e te joga pra longe como se tu fosse um palito de um picolé que acabou se chupado. Logicamente que ele teria uma das melhores músicas da história dos jogos(e suas 20 e poucas versões diferentes e o nome eventualmente diferente mas é praticamente tudo a mesma coisa, com uma ênfase na guitarra, ou na flauta japonesa...) que no caso a versão pra download é essa aqui que é justamente do KOF '96.

Kasumi Todoh é filha do Ryuhaku Todoh, dos Art of Fighting 1 e 2. Ele foi derrotado pelo Ryo em dois torneios seguidos, então ele resolveu suimr pra treinar na floresta, coisa que o Saisyu fez depois do KOF '95 por exemplo. A Kasumi surgiu inicialmente no Art of Fighting 3, ela achou que o pai fugiu de vergonha por ter perdido pro Ryo e foi atrás dele pra vencê-lo e trazer o pai de volta pra casa. Até aí, plausível, mas quando ela entrou pro KOF isso virou mais uma piada, pois o pai dela sempre tá no fundo de um cenário do jogo assistindo o torneio ou torcendo pra um amigo que tiver lutando(no caso o Heavy D! no '98, notem no cenário do time americano um cara balançando um leque de papel, é ele), o que faz com que a razão dela lutar seja inútil, mas ela ainda assim acredita, tanto que ela apareceu relativamente bastante após esse jogo, até mesmo num time ANTI-ART OF FIGHTING(duas vezes, só que uma é extra-oficial, no KOF'98 UM)

Leona tem sangue Orochi, mas só vai vir a descobrir isso no jogo que vem. O Heidern a adotou depois dela ter sido a única sobrevivente encontrada em uma vila, ela foi treinada e hoje é uma versão melhorada dele. Devo dizer que hoje não é tão top tier quanto no começoa da década passada por exemplo, muito porque só jogam o KOF 2002, mas nos tempos em que o '99 era bem jogado era muito usada, MUITO.A música do time dela foi a que depois foi utilizada no '98, essa aqui. Lembra um pouco as do Metal Slug.

Um coisa que comprova que esse é o primeiro KOF realmente decente é o fato que é o primeiro em que o Fatal Fury Team tem um música decente, uma música bem tranquila. Tá aqui

E, por fim, a música eterna do eterno time do Iori, mesmo com ele matando Mature e Vice no final do '96(ou não, Mature voltou, e caolha) o time marcante dele foi esse. Até porque depois desse jogo ele entrou em time até com o KYO, rivalidade que nada, né? Sem falar que essa música foi usada no '98 E no 2002, claro que a versão do 2002 fo vagabunda, até num SNES fariam melhor, mas ok. Tá aqui Stormy Saxophone 2, um dos maiores clássicos musciais do jogo e da SNK em si.

Pra quiser baixar as outras músicas por curiosidade, clique aqui.

Enfim, esse é o primeiro KOF épico, se acabem de jogar, aprovitem enquanto ainda só tem personagem decente.

Jackal(que tá esperando uma explicação muito boa pro retorno da MAture depois de quase 15 anos dada como morta)

Jackal 2(não tem vídeo de gameplay pq não achei nenhum bom pra por aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário