Sonic CD, um clássico da SEGA, ainda que obscuro
pelas maneiras que foi lançado(o fiasco MEGA CD, depois pra PC e uma década
depois no Sonic Gems Collection), é um dos mais celebrados pelos fãs até hoje.
Eu já falei sobre o jogo no meu blog faz um tempo, mas voltarei ao assunto pois
há algo curioso e que causa discussões até hoje: a trilha sonora.
Por algum motivo que desconheço
há duas trilhas sonoras pro jogo: uma japonesa/européia e uma americana. O que
mais se vê em certos lugares do Youtube são discussões sobre qual trilha sonora é melhor. Eu estive
falando com a jovem Cacaut sobre as trilhas e nossas preferências são
diferentes, então resolvi me mexer e botar minha contribuição nesse debate.
Eu defenderei a versão americana(composta por Spencer Nielsen) e
Cacaut defenderá a versão japonesa.
O jogo tem como característica
principal as viagens no tempo, há o
presente, o passado, o futuro bom e o futuro ruim. Quatro músicas por fase,
sete se juntar as duas versões(a música do passado é a mesma pros dois, a
japonesa).
Palmtree Panic
Palmtree Panic é aquela primeira fase clássica de Sonic com
um lugar todo ensolarado cheio de
palmeiras e que geralmente consagra músicas(vide Green Hill Zone). O Present US tem uma música que tem um
ritmo perfeito pra fase, tem guitarra,
mas não é aquela guitarra enjoada de quando o Sonic ficou 3D, e a percussão é
ótima, combina bem mais que a versão japonesa, embora ela também tenha muitos méritos(principalmente
pelo piano). O Past é talvez a que mais combine de todas, ficou uma bossa nova que
deu certo. Em ambos os futuros a versão
americana deixa um pouco a desejar e perde pra japonesa, Spencer Nielsen manteve a percussão campeã do
Present, mas o resto ficou fraco, a BadFuture US chega a ser um pouco melhor que a Good Future US e até combina mais com a fase arrasada do que a
versão caótica( e boa) do Bad Future JP.
E como a Good Future JP é uma
versão da Present JP com um Elton John
louco de pó(ouçam o solo e vejam esse vídeo a partir de 3:10, a loucura e caos são bem semelhantes ), a
versão americana não consegue nem chegar perto.
A versão japonesa tem até um excelente remix na OC Remix, mas ao menos a
versão americana tem ao menos duas músicas de regulares pra ótimas, algo
decente.
Uma versão só com o piano de Palmtree
Collision Chaos
Collision Chaos é fase que é um
pinball que parece estar em construção. É a fase onde Amy Rose é seqüestrada,
mas isso não é importante. A Present US
é excelente, até por parecer despretensiosa, é simples de se ouvir e boa pra se
andar pela fase, a Present JP pode até ser boa, mais movimentada e tal(e ter
proporcionado um dos melhores mash-ups com o tema de Fresh Prince of Bel-Air),
mas a Past é bem melhor e mais
viciante. Nos futuros a coisa fica mais
complicada, A Bad Future JP é boa,
até foi remixada pra um jogo recente de DS do Sonic, mas pro tom triste e
caótico do futuro ruim(único momento em que essa fase fica difícil) a Bad Future US vence. Já no Good Future, Nielsen até consegue fazer
uma ótima música, com destaque pra guitarras, mas o Good Future JP fez um música clássica, viciante desde o começo e
que combina mais com o bom futuro, a música é tão boa que ganhou dois remixes
no OC que são quase tão bons quanto a música original.
Collision Chaos - Past |
Tidal Tempest
Fase aquática, apesar disso não é
tão complicada. A melhor música de toda a versão americana é a Present US dessa fase. É algo que me faz mexer a cabeça
involuntariamente e esse coro é a cereja no bolo. E rendeu o melhor mash-up de todos. Cacaut falou sobre a Present JP,
mas ela demora pra emplacar, embora seja boa. A Past chega direto ao ponto bem mais rápido. Nos futuros, a escolha
fica complicada no Bad Future, a Bad Future JP é movimentada e
angustiante, mas me lembra música de chefe de Crash Bandicoot, Bad Future US é
algo triste, lugar destruído , toda a vida morta, água suja, o coro não está
feliz, combina mais. No Good Future o groovy ganha do meloso, Good Future JP é inferior no geral,
enquanto Good Future US é uma ótima
música, na qual viciei desde a demonstração do jogo. Aqui é talvez a maior
vitória do jogo pra Spencer Nielsen.
Um dos melhores remixes relacionados a Sonic CD
Quartz Quadrant
Quartz Quadrant é uma fase de
mineração, meio apertada em algumas partes e com robôs que merecem uma atenção
diferenciada. O Present US é inteiro de
guitarra, o que dá certo e faz com que seja melhor que o Present JP, que é mais
elaborado, mas demora um pouco pra chegar na parte boa(18 segundos). O Past é
excelente e diferente do resto das outras versões dessa fase. Até chega a ser a
melhor música da fase. Os futuros são meio fracos, o Good Future US tem como
mérito o coro cantando a mesma coisa sem sentido que canta em Wacky Workbench,
mas o Good Future JP é uma versão mais suave e até com violino(!) da Present, é
a melhor. A verdade é que os futures da versão americana são iguais na
abertura, o que faz perder pontos comigo. O Bad Future US tem o coro gemendo e com uma guitarra que
salva a música de ser vazia.
Contra Robotnik em Quartz Quadrant |
Wacky Workbench
Uma fase traiçoeira e complicada
até pra quem joga regularmente. Present US é uma das melhores músicas do jogo,
a guitarra e o coro dão show. Entretanto, Present JP combina mais com a fase
com seu Eurodance japonês. A verdade é que excetuando a Good Future, todas as
japonesas dessa fase tem material que se algum DJ da época tivesse remixado
virava hit, isso na mão de Technotronic
era #1. A Past dessa fase é a segunda melhor do jogo. Nos futures a
versão americana perde nas duas, sendo que a Good Future US ainda é
razoável. Curiosamente a Bad Future JP
faz referência à Good Future JP.
Um remix geral de Wacky Workbench
Stardust Speedway
A fase é bonita de ser ver, boa
de se correr e emblemática pelo duelo com Metal Sonic. É aí que a versão
japonesa começa a abusar de usar rap, o pior é que funciona , ao menos nessa
fase. O Present JP vence a boa música do Present US sem maiores contestações. A
Past é Eurodance puro, a começar pelo YEAH longo no começo da música, tentaram
fazer algo melhor na OC Remix e não chegaram nem perto, é a melhor Past do
jogo, só uns raps melhorariam ainda mais a música. Nos Futures a situação é
interessante, pois o critério muda, a
questão é ver qual música é a melhor pra correr contra Metal Sonic, uma corrida
caótica e preocupante , especialmente pra quem está fazendo isso pela primeira
vez. A Bad Future JP é a melhor pra essa
corrida, as duas americanas não deixam a desejar, só a Good Future JP deixa a desejar nesse aspecto.
O exemplo mais gritante de Bad Future em Stardust Speedway |
E os duelos com Metal Sonic: 1993 e 2012
Metallic Madness
Uma fase longa, enjoada e nojenta
, do jeito que uma última fase deve ser. É aí que o abuso de rap na versão
japonesa fica meio sem sentido, ainda que a Present JP seja excelente. a
Present US vence por combinar mais, é uma música que vai te cansar a mente e te
induzir ao erro, principalmente se você tiver passado por todas as fases direto
e já estiver começando a cansar. A Past é mais tranqüila, mas agitada, ainda
passa a impressão que as coisas estão sérias e há algo a ser feito. O BadFuture US é melhor que o Bad Future JP por apostar em algo mais simples, a
versão japonesa abusa do rap e isso estraga um pouquinho. Na Good Future a versão americana leva essa, a Good Future JP tem um problema: é muito doce pra aquele momento do jogo. Última
fase do jogo, única fase desse jogo onde se pode cair facilmente num poço sem
fundo, momentos de tensão, a música fica deslocada, nesse caso a Good Future US
vence.
Extras
A música japonesa pra enfrentar o
Robotnik é incompreensível, de acordo com a Wikipedia foi inspirada em George
Clinton, mas não combinou nem um pouco. A americana é mais sombria, com uma
risada boa pra assustar criança. Entretanto a Final Fever japonesa(a versão japonesa teve música específica pro último chefe, a versão americana repetiu a canção) é
respeitável. Em músicas menores como do tênis de velocidade e de passar de fase
a versão americana também vence, nem tem o que discutir.
O problema é nas músicas de abertura/
encerramento. You Can Do Anything é frenética e excelente, mas acho que SonicBoom combina mais pra abertura, embora eu lamente o fato de não haver uma
versão de 3 minutos de Sonic Boom que nem tem na versão de encerramento nem ao
vivo, o máximo que fizeram foi uma versão comemorativa pra um cd comemorativo com a eterna Crush 40. Cosmic Eternity é boa de se ouvir andando na rua, mas não combina tanto
com o final, a versão lenta de Sonic Boom vence. Claro que há o final corrigido da versão de 2011, com os efeitos sonoros certos e com uma Cosmic Eternity instrumental e remasterizada, mas vamos nos ater ao original aqui.Em breve Cacaut aparecerá por aqui e defenderá a trilha sonora japonesa, enquanto isso, aproveitem a música.
Jackal(O post ficou meio longo, mas pra próximos posts dividirei em partes. O próximo post longo também é sobre música, voltarei a analisar uma discografia, mas ainda vai levar um tempo.
ótima iniciativa ,estou jogando esse jogo,achei a trilha incrivel ,anos luz do que era feito na epoca
ResponderExcluirabraços