quinta-feira, 11 de março de 2010

Jackal analisa: Sonic CD


Devo dizer que fui alfabetizado em Mario em matéria de games, só vim a jogar realmente algo de Sonic em 2004 quando Eduardo me empresta a versão pra PC de Sonic CD. Foi a melhor coisa que me aconteceu em matéria de jogos naquele ano, finalmente pude entender a mecânica dos bons tempos da série jogando com calma esse jogo, pois um ano depois quando eu entrei em fóruns, havia um ciclo que era exatamente assim:
























Mas esse jogo é diferente, é dos bons tempos da Sega. Vamos analisar melhor:

O jogo se passa entre o Sonic 2 e 3, Robotnik cria o Metal Sonic pra procuram as Time Stones, que são as esmeraldas desse jogo, para poder viajar no tempo e poder dominar o futuro, o objetivo de Sonic no jogo é viajar no tempo, ir no passado e destruir as máquinas que transformam as criaturas dos locais em robôs. Além de conseguir as 7 Time Stones(via Special Stages).

Nesse jogo você pode viajar nas fases pro presente ou pro futuro, é só passar por uma placa dizendo "Past" ou "Future" e pegar velocidade pra viajar no tempo. O ideal é viajar pro passado e destruir as máquinas que tem tem nas fases(uma máquina por fase) para poder garantir o futuro bom na área e na terceira dase da área poder lutar contra Robotnik no futuro bom, ao invés do ruim. O futuro ruim é bem mais complicado de passar e o visual é detonado se comparar com o prsente ou o passado.












Por exemplo, aí está a primeira fase do jogo, Palmtree Panic em dois momentos distintos, no presente e no futuro ruim, já enfrentando Robotnik na Zone 3. A diferença é visível de uma fase pra outra, repara só nas palmeiras metálicas.

A jogabilidade é competente, não te dá irritação em relação ao erros, se você erra é culpa sua mesmo.
tanto
Mas se tem algo que realmente se destaca nesse jogo são as trilhas sonoras, tanto a americana quanto a japonesa. As duas trilhas tem músicas que combinam com a fase, cada uma ao seu jeito, e existem discussões até hoje sobre qual é a melhor trilha sonora, eu digo que a japonesa ganha, por pouco, mas ganha. Seguem uns exemplos.

Ah, e nesse jogo também acontece a estreia de uma das personagens mais odiadas da série Sonic, Amy Rose. No jogo ela é só alguém apaixonada pelo Sonic que tenta te agarrar no fim da primeira fase e é seuqestrada pelo Metal Sonic no começo da segunda. Ou seja, mudou quase nada, ela só não é mais sequestrada, aaca com um martelo, mas ainda quer casar com o Sonic, que foge.

Vale ressaltar que esse Metal Sonic é o preferido pelos fãs até hoje, e a maneira que você o enfrenta é épica mais tarde no jogo.

As Special Stages são uma demonstração do Mode 7 existente no F-Zero e no Super Mario Kart, você tem que destruir todas as naves pra conseguir uma Time Stone, conseguindo as 7 antes do fim do jogo todas as fases já estarão automaticamente em Good Future, você só terá o trabalho de passar das fases.

A dificuldade das fases cresce gradativamente, embora seja reduzida a partir do momento em que se constata que não há buracos nesse jogo, somente na última fase, o que facilita o progresso no jogo até um certo ponto.

Enfim, esse jogo é o melhor de Sonic que joguei em 2D, o melhor de todos pra falar a verdade, já que eu só joguei até hoje além desse o Heroes bugado de PS2 e o underrated Sonic R.

É um jogo nota 10, um jogo pra Sega se insirar e fazer algo decente, não confio nesse Sonic 4 que tão fazendo. O poder do ciclo tá infalível faz anos e a última coisa que eu quero é as viúvas da Sega saindo do luto.

Jackal( Sonic CD tem a melhor tirliha sonora da série, melhor até que a do Sonic 3 que o Michael Jackson 3)

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