domingo, 2 de outubro de 2011

Grandes Filmes: Pateta, o Filme (1995)



Capa original do VHS nacional lançado em 1996


Quando se fala de Disney e década de 90, se pensa logo em O Rei Leão, Toy Story, A Bela e A Fera, Tarzan, até mesmo em A Pequena Sereia, que é de 1989, mas teve a série animada na década seguinte. Entretanto, existe um grande filme que é desconsiderado e até mesmo desconhecido pra muita gente e é um dos maiores da década. Estou falando de Pateta, O Filme.


Esse é só o trailer, você pode ver o filme completo nesse post seguindo os videos.

Pateta tinha ganho certa notoriedade na década quando fizeram Goof Troop(ou A Turma do Pateta) em 1992. Durou os 65 episódios habituais que muita coisa da Disney durava, mas resolveram fazer um filme, o primeiro protagonizando Pateta na história da empresa.

A trama é interessante porque lembra um pouco Angus, mas só um pouco. Pateta trabalha como fotógrafo numa loja com o clássico João Bafo de Onça. Max, agora adolescente, tenta impressionar Roxanne, uma garota a qual ele é apaixonado, mas ele é tímido e ainda tem um pouco de vergonha do pai e da risada que ele herdou dele. Assim como no desenho, seu fiel escudeiro é P.J., além de um novo amigo, Bobby, que ajuda no plano pra tentar conquista-la. O plano consiste em fazer uma performance parecido com o ídolo do momento, POWERLINE, o que ele meio que consegue, como visto abaixo:




Apesar de não ter dado muito certo, na detenção ele encontra Roxanne e acaba marcando algo com ela.. Tudo deu certo e ele comemorou com MAMBO. O que complicaria o plano é o fato de que o diretor deu uma apavorada no Pateta falando que se ele seguisse por esse caminho ele iria parar na cadeira elétrica, tudo isso por causa do mambo. Assustado, ele decide botar o pé na estrada com o filho nas férias, indo pra um lugar bem longe de Los Angeles pra pescar. Max só descobre isso quando eles já estão na estrada, o que o deixa bem puto, pois ele tava aproveitando o sucesso de seu plano. Antes de sair pra estrada ele para na casa da Roxanne e mente pra ela falando que iria pro show do Powerline em Los Angeles, que o pai dle conhecia Powerline e tudo. Ah, o desespero.





Depois disso eles param num lugar que resume o tipo de diversão preferido de Pateta: um lugar onde você usa chapéu de gambá e pode tirar foto pendurado de cabeça pra baixo com alguns. Max já tava bastante envergonhado, mas claro que tinha como piorar: seu pai, ao tirar a foto com os gambás acabou quebrando o pau onde estava pendurado e um dos animais voou direto pra dentro da camisa de Max. Todo acharam que ele tava dançando, e então toca-se a música e Pateta vai dançar com o filho, que já ta morto de tanta vergonha. Saindo de lá, ele se estressa com o pai e joga o chapéu no chão indo pro carro. A relação fica meio estremecida, e nesse meio tempo eles encontram Bafo e PJ acampando num trailer gigante, totalmente equipado com pista de boliche(aliás, a cena do Bafo no boliche é fantástica, melhor coadjuvante do filme), piscina, quadra de basquete, etc. Enquanto estão lá, Bafo influencia Pateta a se aproximar do filho antes que ele fique descontrolado. E então Pateta tenta aproximar o filho pra ele tentando ensinar como pescar mandando o lançamento perfeito, passado de geração em geração, mas aí eles pescam o Pé Grande:



O Pé Grande os deixa assustados no carro, mas ele é parado pelo poder dos BEEGEES. E então eles comem uma sopa e se aproximam graças a ela. Mas quando Pateta dorme, Max muda o trajeto do mapa pro destino final ser Los Angeles. Depois disso, Pateta confia o mapa à Max, que escolhe lugares mais interessantes pra visitar e assim eles acabam se divertindo por onde passam e se aproximam bastante.



Eles acabam indo parar numa pousada onde Bafo e o filho estão. Bafo acaba escutando Max dizer a P.J. que mudou o mapa pra ir à Los Angeles e lança a intriga pro Pateta, que apesar de confiar no filho acabou olhando pro mapa e vendo a verdade e fica petrificado. A partir daí tem uma bifurcação que define pra onde eles vão, e ele escolhe a de Los Angeles. Pateta para o carro metros depois e eles discutem. Só que ninguém lembrou de puxar o freio de mão, então o carro cai numa cachoeira, e lá eles acertam as contas, com música e tudo.




Após todo esse momento de doçura, eles descobrem que estão numa cachoeira, e tão quase caindo. Max ficou no carro, Pateta tenta pesca-lo, quase consegue, mas ele cai com um para quedas, ta salvo, agora é Max que tem que salvar o pai. Ele manda aquele lançamento perfeito que fisgou o Pé Grande e o salva. E aí eles vão pra Los Angeles. O filme todo é ótimo, mas toda a parte em que eles estão em Los Angeles é perfeita. Acontece muita coisa em pouco tempo, eles entram pelo backstage e logicamente se distraem. Pateta é socado por uma gorda e vai parar num globo de vidro, enquanto Max foge de um segurança. O globo de vidro vai pro palco e explode, Pateta cai de lá e ta na palco junto com Powerline. O filho, num lugar alto perto dali grita pra ele fazer a manobra do lançamento perfeito, que Powerline gosta e imita. Max vai pro palco quando foge do segurança e os três dançam ao vivo na TV. Roxanne fica feliz, Bobby se dá bem, Bafo cospe cerveja na tv e todos ficam felizes. Mas ainda não acabou, Max retorna e vai à casa de Roxanne falar a verdade, descobre que ela sempre gostou dele desde a primeira vez que ela o ouviu rir, a risada que ele tinha vergonha. Aí Pateta cai no telhado e Max o apresenta com orgulho. Todos venceram.



O filme é underrated, ao menos não tem a atenção que merecia da Disney, apesar de ter tido uma continuação(que vou escrever sobre, claro), nunca vi esse em DVD, só tenho o VHS aqui, tive que me lembrar de algumas coisas pelo Youtube mesmo. O melhor desse filme pra mim é a trilha sonora, especialmente Eye to Eye e Stand Out, que foram cantadas por Tevin Campbell, embora hajam especulações que Michael Jackson teve participação na trilha sonora desse filme. Recomendo que assistam, vale a pena. Maior filme.

Jackal(que vai procurar pra comprar no aniversário, esse filme me faz bem.)

Jackal 2 (se alguém quiser ver o filme dublado, aqui está o link, gosto dessa dublagem)

Bônus:

Um comentário: