domingo, 27 de março de 2011

Jackal avalia: Tekken 3




Aí você vê como o tempo voa, fazem quase 15 anos que Tekken 3 foi lançado, e ainda hoje é um dos maiores jogos de luta na história, a aclamação é equivalente a de Super Mario 64 como um dos melhores jogos da história. E ainda tem bastante gente por aí jogando nos shoppings afora(estranhamente nunca vi Tekken fora dos shoppings). E como esse é o primeiro Tekken que realmente interessa jogando, só farei menções à história dos outros dois(embora a história seja interessante).



A História

Se passaram 15 anos após o Tekken 2 e 17 após o primeiro torneio. Heihachi Mishima, após vencer o torneio e atirar seu filho Kazuya num vulcão e o matando(por algum tempo) cria uma poderosa força militar chamada Tekken Force, que eventualmente faz coisas pra garantir a paz mundial e a segurança do império de Heihachi. Enquanto isso, Jun Kazama vivia tranquilamente com seu filho Jin(fruto do relacionamento dela com Kazuya no Tekken 2). Daí que numa escavação no México uma equipe da Tekken Force é atacada e a mensagem dada foi que havia um "ogro"(Ogre) ou um "deus lutador" que os atacou. Heihachi vai lá e consegue ver rapidamente o monstro e isso reacende seu velho desejo de dominar o mundo.

Depois desse evento um monte de gente do Tekken 2 some(Bruce Irvin, o King original, Baek, etc) e Heihachi atribui os desaparecimentos a Ogre. Enquanto isso Jun sente que é a próxima a ser caçada pela besta e já alerta Jin pra procurar seu avô quando o verdão aparecer. Claro que ele não fez isso quando o Ogre apareceu e apanhou um pouco até ficar inconsciente. Quando acordou, a casa estava queimada e a mãe desaparecida, e considerada morta(ou seja, tá muito bem viva e escondida, só não acharam a deixa pro retorno ainda). Então ele vai ao Heihachi pedir treinamento pra conseguir se vingar.

4 anos depois, depois de muito treinamento árduo Jin está pronto e Heihachi abre o terceiro The King of Iron Fist, usando todo mundo como isca, inclusive Jin, para atrair Ogre. O final oficial do jogo é o seguinte: Paul Phoenix vence Ogre e vai embora após a luta, Ogre se transofrma em sua verdadeira forma e quem o enfrenta é Jin, que após vence-lo ganha como prêmio um monte de tiros, inclusive um tiro na cabeça dado pelo próprio Heihachi. Entretanto, Jin é revivido pelo Devil Gene(voltemos a antes do Tekken, quando Kazuya tinha 10 anos, ele foi jogado num vulcão pelo Heihachi, pra ver se ele sobrevivia e era digno do nome Heihachi. Ele só sobreviveu fazendo um pacto maligno, e assim veio o Devil Gene, que supostamente teria sido extinto quando Heihachi atirou Kazuya no vulcão no fim do Tekken 2, entretanto, graças ao ódio que Jin sentiu ao pensar que sua mãe morreu, o gene o possuiu e está representado por aquela marca no braço dele que parece uma tatuagem) e desce a porrada em todo mundo, fazendo com que Heihachi atravesse uma parede, por fim ele cria asas e sai voando dali se tornando o viadinho que é hoje em dia.




Personagens e suas histórias

Paul Phoenix (o fodão de sempre, simplesmente mais velho, fica se remoendo pelo fato de não poder ter disputado a final do Tekken 2 contra o Kazuya devido a um engarrafamento. Ele que faz o filho do Law original entrar no torneio)
Nina Williams (Logo após o Tekken 2, ela entrou num projeto do Dr. Boskonovitch no qual ela entraria em um sono profundo, mas não envelheceria, durante o processo ela teve um filho, e somente foi acordada perto do início do torneio, mas assim que acordou foi hipnotizada por Ogre. Sem esse sono ela estaria com 45 anos)
Yoshimitsu(O ninja com golpes rápidos retorna para conseguir sangue do Ogre, que pode ajudar a salvar a filha do Dr. B.)
Lei Wulong(muito foda de se jogar, mas ele simplesmente não tem uma história decente aqui, tá investigando o nada, no máximo querendo dar umas porradas no Bryan)
Anna Williams (é tipo uma roupa extra na versão Arcade do Tekken 3, que nem o Tiger, na versão do PSX ela é acordada ao mesmo tempo que a irmã, mas não é hipnotizada como ela. Num raro momento de compaixão ela resolve ajudar a irmã a sair do transe e resolver os problemas de perda de memória)
Heihachi Mishima (o velho fodão de sempre, pode ter apanhado no fim do Tekken 3, mas não deixa de ser o verdadeiro fodão da família, por não precisar de cheat de Devil Gene pra derrubar alguém)
King(o King original que tinha seus problemas com alcoolismo morreu nas mãos do Ogre, então o Armor King arranjou outro pra treinar. Ele tá no torneio pelo mesmo motivo que os Blues Brothers causam batidas de carros: quer descolar dinheiro pra salvar um orfanato)
Jin Kazama(um qualquer que vale muito lutar no Tekken 3 quando não era totalmente um vingador babaca Sasuke-like. A galera da Namco criou uma viadagem frescura enorme sobre a rivalidade dele com o Hwoarang e assim como na velha rivalidade Ryu x Ken, todo mundo prefere o rival do principal, Hwoarang no geral tá acima do Jin em top tiers)
Ling Xiaoyu(neta do Wang do Tekken 2, ela queria um parque de diversões só pra ela, viu um iate da Mishima Zaibatsu e foi tentar a sorte lá, só achou a força especial do Heihachi, que foi devidamente espancada por ela. Quando Heihachi chegou no local tava todo mundo caído e ao vê-lo, Xiaoyu falou que se ele não lhe desse um parque de diversões, ela o nocautearia. No que ele riu e prometeu dar um parque se ela vencesse o torneio. Originou um dos melhores finais da história do Tekken)
Hwoarang(um dos mais usados pela molecada infecta de flipers que assola esse país, mas é bom de se jogar, ele lutou com o Jin antes do torneio e eles acabaram empatando a luta, assim ele busca a revanche no torneio. É treinado pelo Baek do Tekken 2, que foi dado como morto até o Tekken 5)
Eddy Gordo(o cara do esfrega esfrega da pivetada maldita, top tier nacional eterno por ser maceteiro, capoerista e brasileiro, apesar disso, quem sabe fazer além daquele movimento de chão cheio de rasteiras vai descobrir que ele é bom pra se jogar. A história: filho de pais ricos, foi pra cadeia acusado de matar os pais, no fim se descobre que quem jogou a culpa nele foi o Kazuya, junto com um cartel de drogas. Ele aprendeu capoeira na cadeia por oito anos)
Forest Law(filho do Marshall, Paul o convenceu de entrar no torneio, só é jogável nesse jogo e no Tekken Tag, depois disso só foi mencionado no 5 quando se feriu gravemente caindo da moto do Paul)
Kuma ( no caso Kuma Jr., já que o original morreu de velhice após o Tekken 2 amargando duas derrotas pra seu rival Paul Phoenix. Kuma quer vinga-lo e ainda conquistar o coração de Panda)
Panda (Panda de estimação e guarda-costas de Xiaoyu, Heihachi que a ensinou a lutar, não tem história no 3.)
Julia Chang (Filha adotiva da Michelle dos dos Tekkens anteriores, tá no torneio pra procurar a mãe. Ainda não tem toda aquela história de reflorestamento que vem a partir do 4)
Bryan Fury (um ex-Interpol que foi assasinado em Hong Kong e revivido pelo Dr. Abel, tá no torneio pra matar Yoshimitsu e o Dr. B, rivias do doutor. É um doido varrido e psicótico e com um final interessante)
Gun Jack( Não sei por que, mas acho esse o mais carismático dos robôs da série Jack. tem as memórias do Jack-2 e foi destruído de acordo com a história oficial)
Mokujin (É aquele personagem clássico que copia o golpe dos outros, mas o final dele no Tekken 3 é algo de gênio. Um boneco de madeira que é despertado quando Ogre é libertado. Só volta no Tekken 5)
Ogre (Carnavalesco. Uma entidade maligna com golpes de lutadores do Tekken 2 além dos próprios. Não há muito mais o que dizer)
True Ogre (Digievolução do Ogre, é tipo o Fera de A Bela e a Fera, só que maior, com asas e soltando fogo pelas ventas assim como BOWSER em Super Mario 64 um ano antes. Lento)
Tiger Jackson (Meramente uma versão extra do Eddy que saiu do papel, mas não foi longe em relação a jogos)
Gon (O dinossauro da alegira, com seu final em l00p eterno, ele não tem história, tá lá só pra ficar sacaneando todo mundo fazendo ele ficar soltando peidos a luta toda, ou então soltar fogo)
Dr. Bosconovitch (Tem que vencer 3 vezes o Tekken Force pra descolar o maior personagem desse jogo. Ele fica caindo toda hora porque ele tem um problema na coluna, tá no torneio pra pra descolar a cura pra filha. Agora, pra vocês que acham que ele é ruim, assistam isso:

Música

As da versão Arcade são de razoáveis pra boas, destacando a de personagens secretos e a do Jin. As da versão do PSX são excelentes em sua maioria, algo de antologia, destacando a do Jin, que é eterna na série e entre outras a do King. Se quiserem, baixem a trilha do PSX aqui

A jogabilidade é ótima e não vou me estender sobre esse assunto. Sobre os extras, tem bastante coisa interessante, como o Tekken Ball, onde o pessoal mais trouxa destrava o Gon(os mais espertos destravam so Survival botando as iniciais) e o ótimo Tekken Force, que além de ser um ótimo beat'em up é uma maneira mais divertida de destravar o Dr. B do que simplesmente derrota-lo no stage 6 no Hard.

Enfim, em suma, aprimoraram o Tekken e fizeram dele o melhor jogo de luta da geração 32-64 bits e um dos melhores da história, um jogo que, apesar dos gráficos hoje em dia serem algo que faria os graficistas malditos rirem, envelheceu muito bem e é totalmente jogável atualmente, quase 15 anos após seu lançamento, dá pra se perder umas horinhas aí só pra destravar todo mundo e a diversão não se perde. Vale a pena agora e sempre.

Jackal(que seguindo a série de Tekkens que interessam ira avaliar o 5 a seguir, o 4 não merece meu respeito a partir do momento que eu consegui zerar aquele jogo com apenas uma ficha num shopping em Santa Cruz 6 anos atrás)

Nenhum comentário:

Postar um comentário