sexta-feira, 4 de junho de 2010

Grandes Filmes: Angus (1995)




Geralmente eu não avalio filmes a menos que eles sejam realmente significativos, mesmo que não haja muita divulgação sobre eles. O filme de hoje é um clássico obscuro de 1995, Angus(também conhecido como Angus, o Comilão, embora o filme não tenha a ver com isso).

O filme é mais ou menos uma bíblia do povo não descolado da década de 90, mostra aquele sonho clássico de se apaixonar pela garota mais linda do colégio, não tem como dar errado. Como a chance de vocês verem o filme na tv é relativamente baixa, vou contar o filme e postar parte s pra ilustrar, só tem em inglês, em português só vendo na tv.



Angus Bethune é um garoto gordo, que é bom em ciências e em futebol americano, que vive com sua mãe, caminhoneira e super-protetora e seu avô, que vive despreocupado às vésperas de seu casamento com uma mulher bem mais jovem. Ele tem um antagonista, Rick Sanford, que desde pequeno provoca Angus por ele ser gordo e sempre tem o nariz quebrado pelo gordinho camarada, sempre assim, provocação, porrada na cara, Angus corre enquanto gritam "You broke his nose, Angus!". Ele tem um amigo, Troy Weidberg, que é pequeno, magro e sempre acaba tendo que ser salvo pelo Angus, os dois acabam discutindo frequentemente, mas isso só reforça a amizade dos dois. E enquanto eles cresciam, surgiu na vida de Angus a musa de sua vida, Melissa LeFevre que é tipo aquela garota mais bonita do colégio que você sonha em se apaixonar, mas é inacessível pra você. Ele se apaixona por ela enquanto Rick Sanford se torna o galã do colégio e continua a provocar Angus, mas agora quando ele tem o nariz quebrado, tem a Melissa do lado pra se preocupar com ele, coisa que preocupa bastante o Angus.

O filme começa com essa retrospectiva e com o jogo de futebol americano em que Angus salva o jogo, mas o Rick fica com os créditos da vitória e sai com a Melissa pra comemorar enquanto o verdadeiro herói do jogo tá caído no gramado. Devido a ele ser zoado por anos, ele está ansioso pra sair de lá e ser aceito num colégio de ciências, e tudo correria bem se não fosse o fato de ele esconder os seus sentimentos sobre Melissa com medo de ser humilhado mais ainda pelo Rick, que sai com ela constantemente, isso sem falar que ele não pode dar porrada no Rick tanto por ele ser um herói quanto pelo fato dele ter capangas.



Depois disso o avô do Angus faz o seu papel no filme, ser o cara foda do filme e dá uma lição nele e fala que ele não é gordo, mas grande. Depois disso, um grande ponto do filme, toda a parte da eleição é fantástica, a começar pelo fato de ele resolver fazer parte do experimento de ciências dele e ser a única pessoa diferente num mar de azul se vestindo de vermelho, assim como o experimento. seja pela garota vestida de lata de lixo(aparecerá bem mais tarde no filme, vale prestar atenção), ou seja pelo resultado do rei e rainha do baile, onde o Rick resolve aprontar e manipula os votos fazendo com que o rei do baile seja... Angus(?!), a reação da turma é incrível, todo mundo se vira ao mesmo tempo e depois fica aquele silêncio nível uma derrota vexaminosa, onde há milhares de pessoas mas não há voz. A situação só não piorou porque Troy resolve ativar o alarme de incêndio pra fazer o povo sair dali. Mas a merda já tava feita e ele estava em pânico, ele era o rei do baile, iria dançar com a garota dos seu sonhos, mas certamente haveria alguma armação por trás disso. O que fazer? Duas pessoas resolvem ajuda-lo nisso: Troy e seu avô!



Troy resolver transformar o visual dele de "gordo patético virgem" pra "gordo patético virgem com novo visual", e faz com que ele se exercite, além de trazer uma boneca inflável pra ele aprender a dançar, enquanto o seu avô tenta mexer na auto-estima dele e vai comprar um terno ameixa(não é roxo, é ameixa) que faz com que Angus se desespere, pois ele quer se vestir de uma maneira socialmente mais aceitável e faz com que ele tenha aulas de dança, mas não dá muito certo por ele quebrar o pé da professora na primeira aula.

Mas claro que aquele filho da puta do Rick tem um plano, o Troy foi provocar o Rick e sua GANGUE(ninguém usa mais isso) e usando de força bruta ele chantageia pela primeira vez o amigo fraco de Angus e o pendura no armário. Disso o Angus não soube.



Depois disso acontece a segunda melhor cena do filme, Angus retorna do treino de futebol pros vestiários, Troy provoca a GANGUE do Rick e acaba sendo enfiado dentro do armário. Depois de ser retirado pelo Angus, ele repara que a cueca favorita dele não tá no armário, quando ele vai pra entrada do colégio, ele vê a CUECA PENDURADA NO MASTRO DA BANDEIRA. Sério, vejam o vídeo, é epico, tu vê a cueca e ela é quase do tamanho da bandeira, e aos olhos dele só fica maior. Tu pensa que não pode piorar, certo? Errado! Enquanto desciam a cueca do mastro apareceu justamente a rainha do baile, Melissa Lefevre. Ela passa batida pela cueca, não teria nem reparado na cueca se ela não tivesse se virado no instante que a cueca se soltava com o vento e assim a cueca foi direto na CARA dela. Sério, contando aqui não mostra como a cena foi magnífica, os americanos deviam fazer piadas assim ao invés de fazer piada de peido em todo filme(é contigo mesmo, Eddie Murphy). Depois dele se esconder por horas ele resolve ir pra casa enfurecido enquanto Troy é sequestrado pela GANGUE que dá ultimato ao Troy depois dele ter dito que o plano pra humilhar o Angus era tão barato quanto a mãe do Rick, o que lhe rendeu um braço quebrado, sério esse Rick é filho da puta mesmo.



Depois disso, a mãe super-protetora e o avô discutem sobre Angus e o porque de ele querer ir pra um colégio diferente. E o avô vence de novo, pela mãe ter posto as experiências ruins dela tentando comover o velho. Velho foda.





Pena que chega o dia do casamento dele e ele morre depois de Angus confidenciar a ele que ele ama a Melissa, uma cena triste, a fanfarra tocando e ele não acordando. Mas antes de morrer ele fala algo que é uma verdade: Superman não é corajoso, ele faz o que ele faz por que ele é indestrutível, coisa que as pessoas não são, o que faz das pessoas corajosas queando se arriscam. Cena mais triste que a da morte dele só a do Angus indo contar ao parceiro de xadre do avô que ele morreu, triste demais. Enquanto isso, Troy fica com medo de ser mais machucado e acaba entregando ao Rick a fita do Angus dançando com a boneca inflável.



Chega o dia do baile e logo cedo ele encontra a viúva do seu aparece pra dar aquele terno com de ameixa numa caixa escrita "NÃO abra se vocênão for o Superman", e quando ele tá pra sair aparece o entrevistador do colégio de ciências que ele quer ir. O entrevistador é aquele professor de as Visões de Raven que falava cuspindo, repara só. Enfim, Angus termina a entrevista rapidamente falando que não há normalidade e vai pro baile enfrentar seu destino.



Chega o baile, na hora de dançar, notamos o nervosismo dos do rei e da rainha, falando pra pra si mesmos não tropeçarem. Aí o plano do Rick entra em ação e o vídeo é posto no ar pra todos verem e rirem e o casal real fugir correndo da quadra. Nesse momento Angus e Melissa conversam pela primeira vez. E ele descobre que ela é bulímica e que ela odeia o controlador e até mesmo abusivo Rick, depois de descobrirem coisas em comum, eles voltam lá e mesmo com protesto de Angus que não sabe dançar eles dançam na quadra. Nesse momento deu tudo certo, e quando a dança acabou houveram os aplausos, até a GANGUE do Rick aplaudiu, sendo contida pelo próprio segundos depois.



Aí rola a briga e o esporro histórico que o Angus dá no Rick e é aplaudido pelo esporro. Cara esse esporro é épico, fantástico, vou até colar do IMDB pra cá pra vocês imprimirem e guardar na carteira, botar como quem sou eu do orkut ou algo assim:

Angus: I'm still here, *asshole*! I'll *always* be here!
[begins to violently push Rick across the dance floor]
Angus: You push me down and I'll get right back up again, and again, and *again*, and *again* and * again*!
[Rick falls, hitting his head on the steps to the stage]
Angus: I could beat you *right* here, *right* now! But *I don’t want* to be better than you, Rick! *I don’t want* to be better than *anybody*! I want to be who I *am*: a *fat* kid, who's good at science, and fair at football. That's who I *am*! I can *live* with it. Why can't you?
Rick: Because it's not normal. *You’re* not normal.
Angus: And who is? You?
Rick: You bet your ass.
Angus: And so what? to be normal, we all have to be like YOU? There are 400 people in this room that are *nothing* like you! Some of them are fat, some of them are skinny. Some of them are tall, some of them are short. Some of them have braces, some of them have birth marks, or scars, or frizzy hair, or *ears that stick out*!
[Troy's head pops up out of crowd]
Angus: But most of them probably walk through these halls *every day*, never telling anybody the truth about what they really want, or need, or believe, because people like you, *normal* people like *you*, have them *terrified* of being who they are. I mean, if *you’re* normal, what does that make them? So which is it, Rick? Are you normal? Or are you just one of us?
Rick: Whatever I am, it's something you're never gonna be.
Angus: Thank God.

Depois disso, Melissa que dançar mais uma com ele e pede pra que ele a leve pra casa, enquanto Troy quebra o nariz do Rick e impressiona aquela garota que tava vestida de lata de lixo reciclável no começo do filme. No fim, ele deixa Melissa em casa, recusa a vaga no colégio de ciências e segue como rei.

Enfim, é um filme realista sobre a vida no colégio, vale 1000 High School Musicals, é um dos melhores filmes já feitos, assistam, seja pelo Youtube ou quando passar na TV de novo, eu avisei hoje quando passaria.

Nota 10/10

Jackal( You broke his nose!)

8 comentários:

  1. Cara, mto bom esse filme; sabe onde consigo baixar?

    ResponderExcluir
  2. Pior que não tem pra baixar, esse filme é meio obscuro, nem tem em dvd nem nos EUA.

    ResponderExcluir
  3. Excelente o filme!
    Mas, fantástico mesmo foi sua resenha.
    Você teve muito trabalho!
    Valeu mesmo!
    Fabio

    ResponderExcluir
  4. tudo bem, cara?!
    esse também faz parte da minha infância...
    consegui baixar via torrent, porém, não acho legenda em lugar algum...
    será que alguém sabe onde posso encontrar?
    abraços a todos!

    ResponderExcluir
  5. Procurei esse filme pro muito tempo, mais ñ sabia o nome, também assisti quando criança, clássico eterno, parabéns.

    PS: Eu era o cara gordo na infância, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  6. esse filme me fez descobrir Gren Day :D
    o nome da música é J.A.R.

    ResponderExcluir
  7. Cara, assisti esse filme em um dia que eu estava doente e não fui pra escola. Lembro de ter pensado: Até que não foi tão ruim ficar doente, pois fiquei aqui e assisti esse filme tão legal. Nostalgia viu...

    ResponderExcluir
  8. Fodah... esse filme me introduziu ao green day e ao punk rock... muito fodah kkkkkk atitude e fodam-se os padrões da sociedade este é o espírito!!! =))))

    ResponderExcluir