domingo, 2 de outubro de 2011

Jackal avalia: Ballblazer Champion




Senhoras e senhores do blog, ontem eu encontrei um dos meus antigos jogos de Playstation 1 e, apesar de eu nunca ter tido cuidado com esse jogos, esse funcionou perfeitamente. Hoje falaremos de um jogo que provavelmente muitos de vocês não lembram ou ouviram falar, Ballblazer Champion, da Lucas Arts.



O jogo é um FUTENAVE, você ta no comando de uma nave e tem que pegar a bola flamejante e marcar gols. Não é tão simples como parece, existem itens que ajudam ou atrapalham, os campos onde você pode jogar são de uma variedade gigantesca, seja na maneira de andar por eles, a disposição dos itens e até mesmo o formato e a localização dos gols muda bastante de um lugar pro outro. Pra vencer a partida é necessário vencer dois rounds de 4 minutos, em cada um deles é necessário fazer mais gols que o adversário, sendo o máximo de gols 5. Se houve empate, GOLDEN GOAL.

A variedade de modos é baixa, só há o Tournament e o Freeplay pra 1 ou 2 jogadores, embora nesse freeplay possa ocorrer muita variação. São 8 personagens à disposição, cada um com uma arma default que você pode usar a qualquer hora e ela recarrega de tempos em tempos, além de haver aquelas diferenças básicas de dirigibilidade, velocidade, potência de lançamento da bola, o problema é que não achei nenhum personagem carismático o bastante pra mencionar aqui e assim poder falar de um ponto alto aqui.

Joguei o modo Tournament ontem, onde você joga contra todos nos 12 campos do jogo, existem campos planos, fáceis de se trafegar, além de outros bem mais complicados, como as duas fases que são jogadas em tubos de gravidade zero. Os campos podem ser bem traiçoeiros, com áreas vermelhas, que não te permitem usar o turbo, rampas em lugares sem sentido, existe uma fase bem demorada pra conseguir chegar ao gol, e quando se chega lá, existem dois gols, um aberto e um, alternando toda hora. Ah, vencendo você ganha pontuação de prêmio e com ela você dá um upgrade na nave, que é bastante necessário.

Agora, sobre a inteligência artificial, é incrivelmente chata, manja as suas manhas direitinho e pode te massacrar se você insistir na mesma estratégia por dois rounds seguidos. É verdade, aconteceu comigo. A AI desse jogo vai te fazer mudar seu estilo de jogo em algum momento, caso contrário, você pode perder sem nem saber onde estava a bola(também aconteceu aqui), e conforme você vai avançando, a AI chega a ficar roubada de tão apelona de você pegar a bola e ela ir direto pro adversário sem você fazer nada. Eu perdi na última fase(ou penúltima, acho que tinha um chefe depois, que era um canyon, onde o gol era no centro do campo ao invés de ser nos cantos, até eu aprender isso já tinha perdido um round e meio.

Agora, avaliando tecnicamente o jogo:

Gráficos: Muito bons pro PSX, as CGS são bonitas também, muito boas pra 1997.

Jogabilidade: Provavelmente o ponto fraco desse jogo, é boa no geral, mas há problemas em relação à movimentação da nave, especialmente pra andar sem usar o turbo toda hora. Fora isso, é ótimo, seja pra usar itens, não há atraso pra chutar a gol ou algo que comprometa o espetáculo.

Som: Os efeitos sonoros são apropriados pro jogo que é, a trilha sonora é boa, mas não memorável, não é algo que eu vá correndo no Galbaldia pra baixar.

Diversão: Sempre gostei desse jogo, é um dos primeiros que joguei no PSX, e me espanta que as pessoas na época não entendiam como esse jogo funcionava, é bem simples e divertido. Só há uma ressalva que não há muito fator replay depois que você termina o Tournament, só jogando com outra pessoa o jogo se torna bastante rejogável.

Enfim, é um jogo que eu recomendo bastante, não envelheceu mal e é bastante divertido. Baixem e joguem.

Jackal(que verá em breve se outro velho jogo de PSX, Punky Skunky ainda funciona pra fazer um review)

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