domingo, 3 de julho de 2011

Da empáfia brasileira quando se trata do futebol.

Alguns de vocês já devem saber que eu não torço pra Seleção Brasileira. Eu torci pra seleção quando ela ainda era algo interessante, jogava bem tinha jogadores que resolviam e eram a identidade de um país, uma seleção de ídolos. O Brasil é conhecido como o país do futebol, sempre foi um celeiro de jogadores, e isso gera uma empáfia que desde uns anos atrás me incomoda profundamente, o brasileiro é o primeiro a menosprezar uma seleção desconhecida sem conhecer ou saber alguma coisa sobre, tem a merda dessa rivalidade forçada contra a Argentina(que até faz algum sentido, 5 copas do mundo daqui contra 2 deles, eles não ganham título desde 1993...) que um ópio pra mente dos brazilêrus.

Larguei a seleção justamente numa Copa América, naquele jogo fantástico contra Honduras, a narração local daquele jogo é algo emocionante:



Mês passado eu tava falando com a @uanyybrosonski que não torcia mais pra seleção faziam uns 10 anos e ela ficou ESCANDALIZADA, perguntou se eu não era patriota, etc. Olha só, eu não resumo meu patriotismo a uma mera seleção de futebol, eu adoro futebol, leio bastante coisa sobre, pesquiso história de seleções e mais importante: além de gostar de algumas seleções grandes np futebol, eu torço bastante pra seleções menores/emergentes. Venezuela é uma que eu torço pela melhora fazem anos, o dia em que eles ganharam do Brasil foi um dia fantástico, histórico, para os venezuelanos deve ter sido um dia antológico, mesmo com o futebol perdendo em popularidade para esportes ianques & imperialistas como o baseball. Aliás, o jogo hoje foi muito bom de se assitir.

Essa prática de menosprezar adversários(que também é passada pro futebol de clubes) talvez seria válida nos tempos de Pelé, mas a realidade é outra, o futebol evoluiu, os países se desenvolveram futebolisticamente falando, não dá mais pra fazer piadas imbecis como "EUA vai jogar? eles tem que tomar cuidado não pegarem a bola com a mão e saírem correndo pro gol". Eventualmente se perde pra um time desses e a humilhação é bem maior. Honduras é um exemplo, NIGÉRIA é outro. Nigéria só é respeitada além da copa de 1994 porque dois anos depois fez Brasil E Argentina tomarem no cu nas Olimpíadas, de uma maneira mais traumática pros hermanos do que pra gente, eles já deviam estar prontos pra perturbar eternamente com essa e levaram uma porrada(a verdade é que eles ainda levam porrada da Nigéria). É aquela velha lógica do não conheço, menosprezarei e não levarei a sério. Por isso que é sempre bom ver o Brasil voltar um pouco à realidade perdendo pra seleções sem tanto prestígio, poderia falar aqui e postar videos de derrotas pra Camarões(outra olimpíada), África do Sul, Noruega, Estados Unidos, Japão, mas vamos ao jogo histórico contra a Nigéria:


Que se diga aqui que essa seleção olímpica de 1996 era foda, tou esperando o primeiro "nossa Roberto Carlos já ferrava a seleção em 1996"

O Brasil em geral nesse aspecto não tem respeito pelo adversário, isso pode mudar? Talvez, mas a única chance que vejo de isso acontecer é num novo Maracanazzo, que é possivel de acontecer com a seleção vista no jogo de hoje, justamente porque é em casa e a torcida brasileira é extremamente corneteira, pra turma de Neymar começar a tremer não custa muito. Falta também um senso crítico quando se trata do futebol, fazer alguma coisa a respeito de Ricardo Teixeira, cobrar transparência, coisa que ROMÁRIO tá fazendo e sendo ignorado pelo Ministro dos Esportes, que deveria apoia-lo considerando as circunstâncias e os fatos sobre a Copa do Mundo, por exemplo.

Nem tenho muito mais o que dizer, pra finalizar eu digo(e vocês viram isso primeiro aqui) que Brasil do jeito que tá tem um risco de não se classificar, é freguês do Paraguai e o desespero fará mal contra o Equador.

Jackal(Essa Copa América tá pro Uruguai ou Paraguai)

Jackal 2(antes que eu me esqueça: morre, Robinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário