domingo, 1 de maio de 2011

Mamonas Assasinas:uma visão racional 15 anos depois.




Não, eu não vou fazer uma análise psicosocioexistencial dos Mamonas ou algo assim, mas eu tinha que trazer esse assunto a tona. Já fazem 15 anos que eles morreram no acidente, já passamos por toda aquela rotina nas tvs de vê-los em videos de arquivo no Faustão, no Gugu, no Programa Livre(alguém se lembra?). Há todo aquele endeusamento, que é um pouco justificável, ok, seja pela qualidade das músicas, seja pela quantidade ABSURDA de discos vendidos em apenas 7 meses.


Maior música deles, e Faustão gordo nos tempos do SUSHI ERÓTICO, sinto sua falta, 1996.

Tem as homenagens todo ano, sempre aparece uma banda cover ruim dos Mamonas, sempre tem alguém que manda aquele link do Assustador(primeiro meme da internet nacional, aliás) com as fotos dos restos mortais deles no meio da floresta(procurem aí, vou botar nesse post não), hoje em dia tem aqueles tweets tipo esse aqui pedindo pra trocar o que há de ruim na música pelos Mamonas, enjoativo, mas ok.

O problema aqui é outro, os fãs de Mamonas são irracionais(assim como qualquer fã) acima do normal. Quanto mais novos pior(outra coisa lógica), eles não aceitam se você constatar algo contra a banda. Por exemplo, eu tenho a opinião de que eles tem todo esse destaque hoje em dia, homenagens anuais, idolatria que não cessa, pelo fato deles terem morrido na hora certa, no auge da fama, não deu tempo deles fazerem alguma merda, tivessem vivos hoje em dia o sucesso teria passado, eles não conseguiriam manter o nível do primeiro CD, a banda eventualmente viraria o que os Raimundos são hoje em dia, uma mera sombra do passado que hoje faz show junto com o Detonautas. A banda estaria separada e as melhores palavras que encontrei pra descrever vem de @temquetamoleque. Aqui e aqui.

Aí um dia eu resolvo falar com uns amigos meus sobre isso de eles terem morrido na hora certa pra terem mantido a fama até hoje e eles quase me matam ali mesmo, aparentemente o pessoal mais novo, especialmente os que não os viram ao vivo o bastante pra se lembrar vão sempre aumentar e idolatrar cada vez mais. Eu não lembro deles direito, mas deu uma merda muito grande quando eles morreram, crianças chorando toda a vida, acho que foi uma das últimas grandes mortes que causou impacto no país, depois deles e da do Senna, não lembro de ninguém que tenha morrido e causado comoção popular assim. Ao menos é melhor que achar que o sucesso meteórico deles foi pacto com o demônio que nem os evangélicos alegam(uma amiga minha me disse isso um tempo atrás) e que o acidente de avião era ele cobrando pelo pacto, isso é demência.



O que os fãs tem que entender é que sim, eles eram fodas, eles fizeram um dos maiores álbuns da década, que pouco tempo depois depois os Titãs regravaram algumas músicas só pra ordenhar uma grana extra e tal. E com certeza a música deles é 1000 vezes melhor que a atual, aliás, se compararmos Mamonas com a geração musical atual é notável ver como hoje em dia é tudo uma cambada de bundão que pensa que tá salvando o mundo fazendo coração com a mão. Que deve idolatrar Mamonas e só deve saber as 3 ou 4 músicas que devem cantar no ônibus no PASSEIO DA ESCOLA. Nem sabem quais são as músicas direito ou nem sabe o que significam e vem encher a boca pra falar de Mamonas isso quando sabem cantar, já vi umas garotas num VIDEOKE fazendo um vexame cantando Robocop Gay, pena que não gravei na época.



Jackal(Postei sobre isso pq eu tava devendo um post sobre isso faz quase um ano, e eu fiquei meio temeroso em relação as reações)

Jackal 2(E eu nunca esperem ver algum post aqui sobre Ayrton Senna, principalmente no aniversário da morte dele)

Nenhum comentário:

Postar um comentário