quinta-feira, 16 de junho de 2011

Grandes Filmes: Blues Brothers

Depois de um mês de férias(mentira, dessa vez eu estava ocupado mesmo, e sem ideias), retornaremos a série Grandes Filmes com essa beleza de 1980: Blues Brothers, ou como é conhecido na tradução daqui, Os Irmãos Cara de Pau.


O filme começa na prisão de Joliet, onde Jake Blues(John Belushi) é libertado e está sendo esperado do lado de fora pelo irmão, Elwood(Dan Aykroyd, ainda magro). Eles tinha uma banda, mas Jake foi preso por roubar um posto de gasolina para conseguir dinheiro para pagar o que devia a pessoas da banda. Durante o tempo em que ele ficou preso, a banda separou e conseguiu empregos fixos e Elwood fez negociações duvidosas(leia-se trocar um Cadillac por um microfone). Mas o que mais irrita Jake de início é que Elwood vem busca-lo num carro de polícia quando ele acaba de sair da prisão. Mas logo o Jake vê a eficiênca do carro, que é tão bom ou até melhor que os atuais da polícia.

A primeira parada deles é no velho orfanato católico onde eles foram criados para cumprir a promessa de visitar a Irmã Mary Stigmata quando saíssem da prisão. Após mostrar desapontamento ela conta que o orfanato está pra ser despejado se a hipoteca no valor de 5 mil dólares não for paga em 11 dias. Ela também diz que não quer que eles tragam dinheiro roubado, o que leva a Jake dizer que ela tá na merda e a apanhar furiosamente da que eles chamam de pinguim gordo. Enquanto eles fogem da sala da Irmã, eles encontram seu velho amigo Cab(Cab Calloway, lendário na década de 30), que quando eles eram menores ajudou a cria-los com as freiras. Ele eventualmente convence os irmãos a ir para a igreja para ter uma ideia do que fazer para conseguir dinheiro.

Então eles vão para a igreja recomendada por Cab, onde o pastor é Cleophus James(James Brown, que voltaria para o segundo filme), onde ele prega com música, como visto abaixo:



Após ver a luz, Jake resolve reunir a banda. Entretanto, isso não será fácil, todos os antigos integrantes tinham outros empregos, alguns com empregos muito bons. Mas isso não os impedirá, eles estão numa missão divina. Mas antes que eles possam recrutar alguém, eles arranjam um problema com a polícia e aí começa uma das melhores coisas que tem no filme: perseguição de carros e destruição geral de TUDO. A prova disso é o fato que a perseguição se dá num shopping, vejam isso. A partir daí eles começam a despertar o ódio da polícia.

A seguir, é mostrada um pouco a condição de vida dos irmãos Blues, morando num hotel para solteiros, onde o quarto só tinha um cama, e ficava bem do lado da linha de trem. Na manhã seguinte, enquanto eles ainda dormiam, a polícia chegava para prende-los, mas apareceu uma mulher desconhecida que (in)voluntariamente os salvou com um tiro de bazuca(!) que demoliu o hotel. Eles? Simplesmente se levantaram e foram ao trabalho, deixando os policiais debaixo de escombros. Antes de iniciar as buscas pela banda, Elwood precisava se desligar de seu emprego de uma maneira que não deixasse rastros. Ele inventou pro chefe que viraria PADRE e por isso teria que se demitir. Antes dele sair ele levou um spray importante.

E aí começa a busca pela banda. Após um pouco de busca, ele encontra a maior parte da banda reunida numa banda que só toca música ruim, algo tão ruim que é de arrancar os ouvidos com uma colher de sobremesa. Eles conseguem convencer a banda, mas faltam 3 pessoas: um virou o melhor maitre de um restaurante francês e outro foi trabalhar no restaurante da mulher e levou o amigo junto. Eles resolveram ir no restaurante francês primeiro, lá, pra convencê-lo, resolvem se portar totalmente oposta da adequada da que se deve num restaurante chique. Com destaque para isso:



Com mais um recrutado, faltam dois. Eles vão pra periferia de Chicago, onde antes de entrar no restaurante, assistem John Lee Hooker tocando "Boom Boom" em frente ao local. Após isso, eles encontram os dois últimos integrantes da banda, o problema é que a esposa(Aretha Franklin, quando seu peso não atingia 3 dígitos na balança) de um deles é a dona do restaurante e não quer deixa-los ir. Ela canta think e é sensacional, mas infelizmente não há o vídeo disso no Youtube, então fiquem com o único relacionado a isso, uma parte da cena:



Antes de seguirem com a história, eles introduzem personagens novos: os nazistas de Illinois. Eles ganharam algo no tribunal e foram comemorar nas ruas, parando o trânsito e causando o ódio na população. Jake e Elwood acabam com a palhaçada, com a aprovação do público e causando o ódio dos nazistas.



Próxima parada, conseguir instrumentos melhores, e para isso, loja do Ray(Ray Charles, ainda com uma voz boa). A única coisa digna de nota além da da música é o fato dele sair atirando nas pessoas que tentam roubar a loja mesmo ele sendo cego. E quase acertar. Como pretexto e testar os instrumentos sai a fantástica Shake You Tail Feather:


Antes de tentarem marcar um show, eles resolvem roubar um show duma banda country que tocaria num bar tipicamente caipira. O problema é que eles esqueceram que tocar o rhthym and blues habitual num lugar desses é mais perigoso que ser negro na Flórida. O público tacou garrafas até que eles tocassem algo do gosto deles:



E quando gostaram, fizeram o mais lógico, tacaram garrafas. O problema é que a banda enganada apareceu. E da lhe fugir de novo, e não é só isso, a polícia resolve entrar na perseguição e dessa vez não sai de mãos abanando: acabam prendendo o dono do bar e a banda feita de trouxa.



Dali, foram atrás de seu antigo empresário e depois de algum convencimento na sauna, conseguiram um show no Palace Hotel. Com toda uma ajuda de divulgação dos órfãos, e de todos a quem os irmãos divulgaram. Entretanto, quase todos que os odeiam também viram as propagandas foram pra lá. Havia mais um problema: não havia como eles entrarem no hotel sem serem vistos pela polícia, até acharem uma entrada, houve um atraso no show, para segurar as pontas, Cab resolve canta Minnie the Moocher, fazendo alusão aos velhos tempos do próprio Cab:



Depois de aproveitar o atraso para já sabotar seus perseguidores, eles finalmente entram em cena. E começam com uma versão espetacular de Everybody Needs Somebody to Love, algo tão fantástico, tão perfeito que faz você perdoar todas as porcarias que Dan Aykroyd fez na carreira e perdoar John Belushi por algumas porcarias que seu irmão James Belushi fez na carreira. Assistam isso agora, é de arrepiar quando o público fica gritando " YOU, YOU ,YOU" sem parar.

Quando eles mandam Sweet Home Chicago eles veem a merda em que eles estão, cercados pelos 7 lados, quando eles vão pra trás do palco ver como fogem, a solução cai do céu, o dono do local dá a eles um adiantamento em dinheiro para grava um disco, eles aceitam, pegam o dinheiro para pagar o orfanato e ainda sobra dinheiro para pagar o que devem ao Ray e à banda. E fogem por trás da bateria, levando alguns minutos pra pessoas notarem isso. O problema é que já tinha alguém os esperando ali embaixo: a moça misteriosa que estava disposta a matar os irmãos. Ela era noiva de Jake e foi deixada na altar, sendo que a família dela pediu muitos favores para a máfia pro casamento acontecer. Jake manda a pior desculpa de todas e FUNCIONA, ele a beija e a deixa de novo para poder fugir.

E aí começa a mais fantástica perseguição de carros já vista. Correndo pela estrada sem parar e sem ser alcançado, os Blues conseguem levar os policiais a um rota de colisão, batidas e destruição até conseguir amontoar carros o bastante pra poder criar um ferro velho. Vejam isso no filme, isso merece ser visto numa bela TV. Mas mostrarei ao menos a perseguição seguinte, pois depois de fugirem da polícia, vieram os nazistas, que literalmente saíram voando e se revelando homossexuais(ao menos um deles).

Chegando ao centro de Chicago houve outra pequena perseguição até eles chegarem ao prédio do Tesouro, onde deviam pagar a hipoteca. Mas antes acontece um momento triste e reflexivo em toda essa correria, o carro que os acompanhou por tudo isso se desmantelou. É notável ver Elwood parado olhando com pena para o carro. Chegando no prédio, eles dão um jeito de bloquear a porta da melhor maneira possível. Enquanto isso, do lado de fora, a polícia, a MARINHA, O EXÉRCITO, SNIPERS, NEGOS QUE FAZEM RAPEL EM PRÉDIOS, MAIS POLÍCIA, todos eles estavam em chamas e atrás deles depois que a ordem de que a violência desmedida e e desnecessária estava aprovada. A única maneira dessas tropas estarem mais reforçadas seria se o filme se passasse em Detroit, por que além dessa galera toda, teríamos ROBOCOP pra prende-los.

Depois de momentos de calma no elevador enquanto as tropas ainda começavam a subir de escada, eles conseguem chegar no escritório do Tesouro. Que está fechado para almoço. Por sorte, a pessoa responsável aparece e eles conseguem pagar a tempo de serem algemados e terem umas 1000 armas apontadas para eles. Aliás, o cara da secretaria, é ninguém menos que Steven Spielberg.



Vejam esse filme urgentemente, é um dos melhores filmes já concebidos pela humanidade até hoje, eu meio que enchi de spoilers, que nem eu fiz avaliando Angus, mas esse filme tem mais de 30 anos, é válido.

Jackal(que um dia avaliará Blues Brothers 2000, só precisa achar em DVD primeiro, ou achar passando na SKY pra gravar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário