sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Álbuns históricos: What Up Dog (1988)




Existem alguns momentos na vida de quem gosta de música que surge um álbum que é bom do início ao fim, um álbum que não há falhas. Eu tive a felicidade de encontrar vários assim(ou que chegaram muito perto disso), como The Stranger de Billy Joel, Bat out of Hell de Meat Loaf e alguns que chegaram muito perto como Tapestry de Carole King e Songs From The West Coast de Elton John. O álbum do qual falarei hoje faz parte dessa relação e é talvez da banda menos conhecida entre todos o que citei acima.

Was (Not Was) é uma banda de Detroit que surgiu na década de 80 fundada pelos irmãos de palco Don e David Was, o grupo mistura vários estilos diferentes, o mais adequado pra defini-los seria art-funk. O album com maior sucesso de vendas é What Up Dog, mas antes dele eles já faziam sucesso com músicas mais voltadas pro lado dance, como Tell Me That I'm Dreaming e Wheel Me Out. Mas vamos falar das músicas desse álbum, uma de cada vez.

A primeira canção, Somewhere in America There's a Street Named After My Dad, fala sobre a desilusão de morar nos Estados Unidos e o sonho de se sentir em casa. Bruce Springsteen elogiou essa música publicamente na época. Logo após vem um dos pontos altos do disco: Spy In The House Of Love. Funk da melhor qualidade, desde o solo de sax no começo até o baixo de Don Was. Foi #16 na Billboard e inspirou Steve Winwood a regrava-la com outra letra em 1997.

A próxima música é o fim de uma saga. Out Come The Freaks tem 3 versões diferentes, a versão frenética de 1981(canção inicial do primeiro album), a versão mais lenta de 1983, e a versão mais pop das 3, a de 1987. Todas as três tem em comum o ritmo(embora em estilos diferentes) e o refrão "woodwork squeaks, out come the freaks". A letra muda de uma música pra outra, assim como o nome da música. O nome verdadeiro da versão desse album é (Stuck Inside of Detroit With The) Out Come The Freaks (Again). Sobre o que é a música? Gente maluca e suas histórias. A versão de 87 cita Trotsky, Che Guevara e John Coltrane.

A música seguinte é Earth to Dorris, um dos monólogos do David Was que são característicos da banda.



Depois dela vem uma daquelas baladas típicas de Antena 1, Good Times ou qualquer algo romântico nesse estilo, Love Can Be Bad Luck. E então volta a uma múisca dançante com Boys Gone Crazy. Em seguida vem a música que na minha opinião e a melhor do album, 11 MPH. As versões ao vivo não são tão boas comparadas com a de estúdio porque ficam mais rápidas. O ritmo da original é perfeito, com destaque pro solo de gaita de David Was no meio da música. E não se vê por aí muita músicas falando do assassinato de Kennedy por aí.

A música tema, What Up Dog, é parecida com Earth to Dorris, tem uma letra nonsense no começo e depois um monólogo, que fica melhor quando ressaltado pelo clip feito pra musica. Anything Can Happen é uma das melhores músicas do album, poderia ter virado hit tranquilamente. Robot Girl é uma excelente musica dance que  fez bastante sucesso nas pistas europeias ne época e ainda é tocada nos shows da banda.

E então surge Wedding Vows in Vegas, com Frank Sinatra Jr. cantando. Música incrível, cantou igual ao pai. E a letra também é excelente. Letra excelente também tem Anytime Lisa, outra balada, talvez até mais bonita que Wedding Vows.

E chegamos ao maior hit do album. Uma música que não é tão estranha pra alguns de vocês, lembram do filme Super Mario Bros, de 1993, aquele que quase todo mundo não gostou muito? Se vocês lembram, certamente essa música acabou grudando na sua cabeça. Walk The Dinosaur encaixou perfeitamente no conceito do filme e a versão da lenda do funk George Clinton é ótima, mas a original é insuperável com sua coreografia fácilde ser feita e o falatório sem sentido no meio da música("Elvis landed in a rock-rock-rocket ship, healed a couple of lepers and then disappeared. But where was his beard?"). Foi gravada pelo Clinton, depois por Queen Latifah quando saiu A Era do Gelo 3(mas evitem ouvir essa versão) e o refrão é um bom meme do 4chan. 



Mantendo o ritmo acelerado vem em seguida Can't Turn You Loose, que vocês devem se lembrar quando assistem Blues Brothers, só que aqui ela é cantada. Então vem a última balada do album, Shadow and Jimmy, uma parceria com Elvis Costello. A última música é Dad I'm In Jail, um monólogo que é um favorito entre os fãs e sempre é feito durante os shows no meio de I Feel Better Than James Brown ou antes de Carry Me Back To Old Morocco.



É um excelente album, recomendo a todos ouvirem, é fácil de achar pra baixar, não sei se tem pra comprar, aqui no Brasil não tem como achar CDs a não ser a um preço alto de sites de importação. Ou então pela Amazon ou o eBay. Eu achei esses dias no Mercado Livre o LP por um preço bom e pretendo comprar pra botar numa moldura e pendurar no meu quarto, isso deve explicar o quanto bom eu acho esse disco.

Jackal (que depois de muita busca achou um cd de greatest hits bom e num preço razoável no eBay, 11 dólares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário