domingo, 17 de junho de 2012

Analisando trilhas sonoras: Sonic CD




Sonic CD, um clássico da SEGA, ainda que obscuro pelas maneiras que foi lançado(o fiasco MEGA CD, depois pra PC e uma década depois no Sonic Gems Collection), é um dos mais celebrados pelos fãs até hoje. Eu já falei sobre o jogo no meu blog faz um tempo, mas voltarei ao assunto pois há algo curioso e que causa discussões até hoje: a trilha sonora.
Por algum motivo que desconheço há duas trilhas sonoras pro jogo: uma japonesa/européia e uma americana. O que mais se vê em certos lugares do Youtube são discussões  sobre qual trilha sonora é melhor. Eu estive falando com a jovem Cacaut sobre as trilhas e nossas preferências são diferentes, então resolvi me mexer e botar minha contribuição nesse debate. Eu defenderei a versão americana(composta por Spencer Nielsen) e Cacaut defenderá a versão japonesa.
O jogo tem como característica principal as viagens no tempo,  há o presente, o passado, o futuro bom e o futuro ruim. Quatro músicas por fase, sete se juntar as duas versões(a música do passado é a mesma pros dois, a japonesa).

Palmtree Panic

Palmtree Panic  é aquela primeira fase clássica de Sonic com um lugar todo ensolarado  cheio de palmeiras e que geralmente consagra músicas(vide Green Hill Zone). O Present US tem uma música que tem um ritmo perfeito pra fase,  tem guitarra, mas não é aquela guitarra enjoada de quando o Sonic ficou 3D, e a percussão é ótima, combina bem mais que a versão japonesa, embora ela também tenha muitos méritos(principalmente pelo piano).  O Past é talvez a que mais combine de todas, ficou uma bossa nova que deu certo.  Em ambos os futuros a versão americana deixa um pouco a desejar e perde pra japonesa,  Spencer Nielsen manteve a percussão campeã do Present, mas o resto ficou fraco, a BadFuture US chega a ser um pouco melhor que a Good Future US e até combina mais com a fase arrasada do que a versão caótica( e boa) do Bad Future JP. E como a Good Future JP é uma versão da Present JP com  um Elton John louco de pó(ouçam o solo e vejam esse vídeo a partir de 3:10, a loucura e caos são bem semelhantes ), a versão americana não consegue nem chegar perto.  A versão japonesa tem até um excelente remix na OC Remix, mas ao menos a versão americana tem ao menos duas músicas de regulares pra ótimas, algo decente.

Uma versão só com o piano de Palmtree


Collision Chaos

Collision Chaos é fase que é um pinball que parece estar em construção. É a fase onde Amy Rose é seqüestrada, mas isso não é importante. A Present US é excelente, até por parecer despretensiosa, é simples de se ouvir e boa pra se andar pela fase,  a Present JP pode até ser boa, mais movimentada e tal(e ter proporcionado um dos melhores mash-ups com o tema de Fresh Prince of Bel-Air), mas a Past é bem melhor e mais viciante.  Nos futuros a coisa fica mais complicada, A Bad Future JP é boa, até foi remixada pra um jogo recente de DS do Sonic, mas pro tom triste e caótico do futuro ruim(único momento em que essa fase fica difícil) a Bad Future US vence. Já no Good Future, Nielsen até consegue fazer uma ótima música, com destaque pra guitarras, mas o Good Future JP fez um música clássica, viciante desde o começo e que combina mais com o bom futuro, a música é tão boa que ganhou dois remixes no OC que são quase tão bons quanto a música original.

Collision Chaos - Past


Tidal Tempest

Fase aquática, apesar disso não é tão complicada. A melhor música de toda a versão americana é a Present US dessa fase. É  algo que me faz mexer a cabeça involuntariamente e esse coro é a cereja no bolo. E rendeu o melhor mash-up de todos. Cacaut falou sobre a Present JP, mas ela demora pra emplacar, embora seja boa. A Past chega direto ao ponto bem mais rápido. Nos futuros, a escolha fica complicada no Bad Future,  a Bad Future JP é movimentada e angustiante, mas me lembra música de chefe de Crash Bandicoot, Bad Future US é algo triste, lugar destruído , toda a vida morta, água suja, o coro não está feliz, combina mais. No Good Future o groovy ganha do meloso, Good Future JP é inferior no geral, enquanto Good Future US é uma ótima música, na qual viciei desde a demonstração do jogo. Aqui é talvez a maior vitória do jogo pra Spencer Nielsen.


Um dos melhores remixes relacionados a Sonic CD

Quartz Quadrant

Quartz Quadrant é uma fase de mineração, meio apertada em algumas partes e com robôs que merecem uma atenção diferenciada. O Present US é inteiro de guitarra, o que dá certo e faz com que seja melhor que o Present JP, que é mais elaborado, mas demora um pouco pra chegar na parte boa(18 segundos). O Past é excelente e diferente do resto das outras versões dessa fase. Até chega a ser a melhor música da fase. Os futuros são meio fracos, o Good Future US tem como mérito o coro cantando a mesma coisa sem sentido que canta em Wacky Workbench, mas o Good Future JP é uma versão mais suave e até com violino(!) da Present, é a melhor. A verdade é que os futures da versão americana são iguais na abertura, o que faz perder pontos comigo. O Bad Future US  tem o coro gemendo e com uma guitarra que salva a música de ser vazia.

Contra Robotnik em Quartz Quadrant


Wacky Workbench

Uma fase traiçoeira e complicada até pra quem joga regularmente. Present US é uma das melhores músicas do jogo, a guitarra e o coro dão show. Entretanto, Present JP combina mais com a fase com seu Eurodance japonês. A verdade é que excetuando a Good Future, todas as japonesas dessa fase tem material que se algum DJ da época tivesse remixado virava hit, isso na mão de Technotronic  era #1. A Past dessa fase é a segunda melhor do jogo. Nos futures a versão americana perde nas duas, sendo que a Good Future US ainda é razoável.  Curiosamente a Bad Future JP faz referência à Good Future JP.

Um remix geral de Wacky Workbench

Stardust Speedway

A fase é bonita de ser ver, boa de se correr e emblemática pelo duelo com Metal Sonic. É aí que a versão japonesa começa a abusar de usar rap, o pior é que funciona , ao menos nessa fase. O Present JP vence a boa música do Present US sem maiores contestações. A Past é Eurodance puro, a começar pelo YEAH longo no começo da música, tentaram fazer algo melhor na OC Remix e não chegaram nem perto, é a melhor Past do jogo, só uns raps melhorariam ainda mais a música. Nos Futures a situação é interessante,  pois o critério muda, a questão é ver qual música é a melhor pra correr contra Metal Sonic, uma corrida caótica e preocupante , especialmente pra quem está fazendo isso pela primeira vez.  A Bad Future JP é a melhor pra essa corrida, as duas americanas não deixam a desejar, só a Good Future JP deixa a desejar nesse aspecto.

O exemplo mais gritante de Bad Future em Stardust Speedway

E os duelos com Metal Sonic: 1993 e 2012 


Metallic Madness

Uma fase longa, enjoada e nojenta , do jeito que uma última fase deve ser. É aí que o abuso de rap na versão japonesa fica meio sem sentido, ainda que a Present JP seja excelente. a Present US vence por combinar mais, é uma música que vai te cansar a mente e te induzir ao erro, principalmente se você tiver passado por todas as fases direto e já estiver começando a cansar. A Past é mais tranqüila, mas agitada, ainda passa a impressão que as coisas estão sérias e há algo a ser feito. O BadFuture US é melhor que o Bad Future JP por apostar em algo mais simples, a versão japonesa abusa do rap e isso estraga um pouquinho.  Na Good Future a versão americana leva essa, a Good Future JP tem um problema: é muito doce pra aquele momento do jogo. Última fase do jogo, única fase desse jogo onde se pode cair facilmente num poço sem fundo, momentos de tensão, a música fica deslocada, nesse caso a Good Future US vence.



Extras

A música japonesa pra enfrentar o Robotnik é incompreensível, de acordo com a Wikipedia foi inspirada em George Clinton, mas não combinou nem um pouco. A americana é mais sombria, com uma risada boa pra assustar criança. Entretanto a Final Fever japonesa(a versão japonesa teve música específica pro último chefe, a versão americana repetiu a canção) é respeitável. Em músicas menores como do tênis de velocidade e de passar de fase a versão americana também vence, nem tem o que discutir.
O problema é nas músicas de abertura/ encerramento. You Can Do Anything é frenética e excelente, mas acho que SonicBoom combina mais pra abertura, embora eu lamente o fato de não haver uma versão de 3 minutos de Sonic Boom que nem tem na versão de encerramento nem ao vivo, o máximo que fizeram foi uma versão comemorativa pra um cd comemorativo com a eterna Crush 40. Cosmic Eternity é boa de se ouvir andando na rua, mas não combina tanto com o final, a versão lenta de Sonic Boom vence. Claro que há o final corrigido da versão de 2011, com os efeitos sonoros certos e com uma Cosmic Eternity instrumental e remasterizada, mas vamos nos ater ao original aqui.


Em breve Cacaut aparecerá por aqui e defenderá a trilha sonora japonesa, enquanto isso, aproveitem a música.


Jackal(O post ficou meio longo, mas pra próximos posts dividirei em partes. O próximo post longo também é sobre música, voltarei a analisar uma discografia, mas ainda vai levar um tempo.

Um comentário:

  1. ótima iniciativa ,estou jogando esse jogo,achei a trilha incrivel ,anos luz do que era feito na epoca

    abraços

    ResponderExcluir