quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Jackal analisa: The King of Fighters '94



Pois é, eu devia avaliar pelo menos um jogo por mês no blog, mas a preguiça e depois o surgimento de eventos pra cobrir, além de coisas pra espinafrar, me impediram de avaliar jogos como eu gostaria. Então, pra compensar isso, avaliarei e comentarei a maior parte da saga KOF, começando pelo KOF 94, cuja abertura tá ali acima.



KOF revolucionou por ser o primeiro jogo de luta a ter dinâmica de times, nesse caso, trios. A SNK teve a vantagem de ter toda uma bagagem de personagens pra poder fazer um jogo que pudesse se apoiar nos personagens das séries já consegradas e retomar com personagens de séries mais obscuras.

A história é meio simples: Rugal Bernstein(o último grande chefe fodão da SNK) é o imperador dum império negro aí, exímio lutador, que no geral após vencer seus adversários os congela, pra servirem de EXPOSIÇÃO no porta-aviões dele. O único que saiu com vida de uma luta com ele foi o Heidern, oito anos antes do torneio. Cada um perdeu um olho na luta. Daí que depois disso ele resolve organizar um torneio pra descolar um decoração nova pro porta aviões, daí vem o motivo pra porrada.

Vamos aos TIMES desse primeiro KOF:

* Japão (Hero Team): Kyo Kusanagi, Benimaru Nikaido e Goro Daimon.

O time com personagens inéditos do jogo, temos nele um time com personagens que excetuando Benimaru, que é um franguinho fácil de se vencer desde essa época, temos um time com dois brocadores, um popular(leia-se fácil de se jogar, no caso Kyo) e um mais pra que já tem uma certa experiência no jogo (Daimon).

* Itália (Fatal Fury Team): Terry Bogard, Andy Bogard e Joe Higashi.

O time eternamente popular do KOF com personagens brocadores(exceto Andy) e especialmente roubados nesse jogo, até mesmo a fraude Andy Bogard é meio complicado de se vencer aqui. É um dos trios mais constantes, demorou a ser desfeito.

* México (Art of Fighting Team): Ryo Sakazaki, Robert Garcia e Takuma Sakazaki.

Trio eternamente brocador, dois Mr. Karate e a cópia do Steven Seagal fazem desse time uma merda de se vencer. Pior seria se o Takuma tivesse usando a MÁSCARA DE NARIZ DE PIROCA do Mr. Karate que ele usava no Art of Fighting, mas ele já é chato obastante sem ela. O porque desse time ser do México, nunca saberemos.

* Inglaterra (Female Team): Yuri Sakazaki, Mai Shiranui e King.

Time mais útil que parece, King é brocadora e top tier desde sempre, Yuri e Mai dependem do jogo em que estão, tem KOF que eles tão nerfadas de dar dó. O time feminino é o que tem mais rotatividade desde 1996, acho que esse trio nunca mais se reuniu como time default desse jogo desde 1995.

* China (Psycho Soldiers Team): Athena Asamiya, Sie Kensou e Chin Gentsai.

Pra quem sabe usar, Athena e Kensou estupram qualquer um, a maioria do pessoal usa desde sempre, pra várias razões, até mesmo como striker pra curar, nesse KOF ela é barata. O melhor dos 3 pra mim é o Chin, mas acho que ninguém vai concordar com isso... aliás, Athena e Kensou surgiram do jogo Psycho Soldiers, até por isso o nome do time ser esse

* Brasil (Ikari Warriors Team): Heidern, Ralf Jones e Clark Steel.

O primórdio da Leona e uma dupla que é oriunda do Ikari Warriors. Heidern quer vingança, Ralf é o segundo personagem brasileiro da SNK(o primeiro foi Bob Wilson), com um especial muito destruidor, Clark é o senhor dos agarrões, na mão de quem joga direito com ele chega a ser o maior brocador do jogo( exceto contra o Rugal)

* Coréia do Sul (Tae Kwon Do Team): Kim Kaphwan, Choi Bounge e Chang Koehan.

O babacão da justiça Kim descolou uns dois ex-criminosos pra participar do torneio. Kim é um personagem que apesar de ser muito técnico e ser um top tier que até uma criança que só joga o KOF alterado joga direito eu evito jogar. Choi e Chang, melhoraram ao longo dos anos, e felismente são personagens carismáticos.

* Estados Unidos (American Sports Team): Heavy D!, Lucky Glauber e Brian Battler.

Tri moais injustiçado que já vi, melhor que metade dos trios daí, o problema é que meio mundo acha eles ridículos, na verdade esse povo levou muito no rabo por causa do Brian, seja em 1994 ou 1998, daí o recalque. O design deles é bom, principalmente o do Heavy D!, uma mistura de Vanilla Ice e MC Hammer, além de ele ter história, é amigo do Duck King e Ryuhaku Todoh, o que faz com que um dia se espere que se faça um time com os 3. Depois de 1994 virou um time piada nas histórias do jogo, sempre recebendo a carta de inscrição pro torneio e perdendo numa luta contra o time novo do ano( Time do Iori em '95, Time dos chefes em '96 e Time do Yashiro em '97).

Enfim, a jogabilidade é um tanto sofrível, a AI desse jogo faz com que o computador te derrote de uma maneira muito barata, muito embora o Rugal tenha uma falha na AI que facilite pra derrota-lo. Os golpes do computador sempre sai mais energia, sempre tem prioridade, mas é assim que se funciona na década de 90, nada de especiais secretos, barras de especiais já cheia pra mandar o secreto da Kula(especial esse que é cópia quase completa do do Orochi em 97', mas falamos mais disso na análise do 97 e da 2002)

Os problemas nesse jogo são que o sistema de especiais é o lamnetável sistema Extra( aquele que tu carrega a barra apertando dois botões e o fato de você só poder escolher por país, não ter LIBERDADE de escolher lutador por lutador. Acredito que esse jogo seja renegado pelas gerações atuais pelo fato de não ter Leona, Iori, aquela geração de top tiers pós-95. O gráficos são muito bons pra época e são bem melhores que os do '97, por exemplo.

Quanto a parte musical, há de se mencionar Esaka como grande música, a dos outros times tem versões melhores que as desse jogo, principalmente a do pessoal do Fatal Fury. Vale mencionar também a do time americano.

Enfim, até hoje é um ótimo jogo pra se jogar sem compromisso, pra conhecer a história da série, conhecer o princípio, etc. Um jogo que pra um iniciador de sistema de luta, envelheceu bem. Fiquem com o playthrough do KOF 94(ver segunda parte nos relacionados).



Jackal(dun du dun dun du dun dun dun dun OH NO!!!)

Jackal 2(que apoia o retorno triunfal do time americano, até compraria um next-gen pra jogar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário