domingo, 24 de outubro de 2010

Jackal Responde: fãs portuguesas(!) de Ivete Sangalo

Estava eu numa tarde de tédio e demência quando do nada me aparece alguém no twitter perguntando o porque de eu ter feito aquele post sobre a Ivete Sangalo no Madison Square Garden. Daí que ela começou a reclamar que eu devia valorizar o que é do meu país e não criticar, a partir daí já vemos que ela não é brasileira, pra valorizar tanto assim a cultura daqui... dái que ela é portuguesa e mandou uns comentários(algo raro de acontecer aqui até) no blog. Seguem os comentários:

"Este comentário é tão pobre, tão desnecessário, tão infeliz... A Ivete Sangalo é o Brasil no universo, a mais poderosa rainha do Axé, é lindíssima, canta magnificamente, dança excelentemente, é um sonho tornado realidade para muitas pessoas. Ela fez um dos melhores concertos no lendário MSG, esse comentário só prova que não dás valor à cultura brasileira! A carreira internacional da Ivete, já estava traçada à muito tempo, não foi apenas este concerto que a lançou. O mundo não é apenas, USA! Ela é presença assídua aos vários Rock In Rio's em Lisboa (2004,2006,2008,2010) e Madrid(2008), tem feito mais concertos à volta do mundo e sempre teve grande sucesso. Este concerto foi apenas uma reafirmação do seu sucesso, com ou sem Brasileiros na plateia, a Ivete lotou e isso é o mais importante. Estes tipos de comentários não te levam a lado nenhum, apenas à ignorância e estupidez."

"INVEJOSO!!!!!!!!
nÃO aguentas a fama dos outros e não acreditas que uma deusa/diva como a ivete sangalo possa ter uma carreira internacional. Estas errado, mas tudo o que vai volta! e um dia vais engolir essas palavras todas: uma por uma!A ivete ja é reconhecida em muito países sem ser o Brasil e se dizes que é vergonha o que a Ivete esta tentado fazer, então não tens noção do que o teu pais tem de melhor!!!! Tenho pena de ti!!!
Não voltes a criticar nada nem ninguem do teu pais, pq não sei se percebes-te mas não humilhas os outros, humilhas-te apenas a ti!"



Comentários a postos, hora do meu direito de resposta, na nova série do blog, o Jackal Responde.

Confesso que o post não é dos melhores, mas não foi pelo que eu falei, não retiro nada daquilo, eu tava pouco inspirado, tava querendo postar algo domingo cedo e foi isso onde eu já tinha um material juntado graças a uma comunidade no Orkut. Eu fui realista sobre artistas brasileiros fazendo sucesso nos EUA, seria muito fácil simplesmente fazer um show enorme e pronto, fosse assim Sandy & Junior quando tavam naquela pataquada de cantar em inglês simplesmente teriam que alugar o MSG e pronto, todo mundo estaria na America cantando Love Never Fails. Claro que não foi isso que aconteceu. Isso porque eles cantaram em inglês.



Eu nunca falei mal dela ou do show(muito embora isso tenha começado quando viram que comparei a Ivete com Maria Alcina, jurada do Raul Gil/cantora que aparentemente é conhecida em Portugal), o que eu digo é, o show teve um impacto positivo pra ela, ficou com mais status no país, Claudia Leitte tá se matando em algum lugar por aí, mas o show em matéria de carreira internacional foi inútil, 95% da platéia composta de brasileiros, o restante composto de críticos e latinos de outros países e quiçá um ou outro americano. O crítico do New York Times mesmo disse que o problema foi a barreira que a linguagem impoe. Argumentaram aí com os Rock in Rio, esses Rock in Rio são uma piada, o nome já é sugestivo, se é Rock in RIO, não poderia ter com o nome do Rio em Lisboa ou Madri. sem falar que esses dois lugares são infestados de brasileiros, é fácil de grande parte do público ser brasileiro, em Lisboa nem tanto que lá não tem tanto a barreira da linguagem, mas ainda assim.pra ela conseguir um efetivo impacto internacional ela teria que ir em mais festivais internacionais, talvez até o de Montreux(partindo da premissa que até É o Tchan se apresentou lá).

Mas o pior de tudo são os fãs que levam a sério demais o que eu escrevo, nem tudo que eu escrevo é pra ser tão levado a sério assim. Mas nem tudo o que o fãs dizem é pra ser levado a sério também, tem que se tirar os exageros dos comentários de fãs do mesmo jeito que um açougueiro limpa uma carne. Ignorando os "deusa/diva", o que eu vi foi ufanismo, e nem foi ufanismo pro próprio país, era português quase saindo no braço por causa do Brasil. Ora, arranjem alguém que cante música pop aí em Portugal, nem falo axé por que não dá pra fazer axé em Portugal. E vocês tem que admitir que naquela foto ela parecia a Maria Alcina, só faltava cantar Fio Maravilha. O nome disso é humor, tenham algum.


Fio Maravilha, gosto muito de você...

Por fim, eu compreendo e respeito o gosto de vocês por Ivete Sangalo, mas eu acho que vocês deviam ouvir mais da música popular brasileira que vocês tanto defendem, deixarei vídeos para que vocês comecem:





Espero ter esclarecido tudo com isso.

Jackal(que tinha se esquecido como a Sandy era mais bonita antigamente...)

2 comentários:

  1. Este é o ultimo comentário qe posto:
    -> 1º _ eu ouço muita musica brasileira, mas realmente apaixonei-me pela da Ivete Sangalo.
    -> 2º _ Concordo que o nome do Rock in Rio não se adapta ao estilo de musica que lá aparece, mas não é por isso que deixa de ser dos melhores festivais de sempre!
    -> 3º _ em Portugal temos vários estilos de musica, uns que existem no Brasil e outros que não. Agora, Portugal já esta na lista dos países que é apaixonado pela Ivete, e isso ninguém pode negar.
    -> 4º _ Levei a serio tudo o que disses-te pois fui educada que quando as pessoas fazem comentários como o teu, a explicar o que pensam ou sentem, são coisas serias, e ai, peço desculpa por ver as coisas desta maneira.
    -> 5º _ Apenas defendi aquilo que amo...a Ivete já não é só brasileira, a Ivete já é o Brasil no MUNDO!
    -> 6º _ Cada um tem a sua opinião e cada um fique com a sua, apenas defendo aquilo que amo, e para alem de amar a Ivete, também amo o vosso pais e as pessoas que conheci ai.

    Aqui fica o meu ultimo comentário.
    Jackal elogio esta tua acção, devias ser sempre sincero naquilo que dizes e pensas, e nunca deves escrever coisas só por dizeres, mas é apenas um conselho de alguém que nem te conhece bem, mas ficou com essa impressão tua.

    Obrigada a todos e peço desculpa por alguma coisa, apenas defendo o que + AMO na vida!!!!

    ResponderExcluir
  2. Socorro!!! A Ivete tem mesmo uma voz maravilhosa, mas genteeeee!!! Aquilo que ela fez não pode ser classificado como música brasileira...nem mesmo como música. E o figurino?!! - onde ela conseguiu aquilo tudo??? Que festival de mal gosto! Parecia uma mistura de joaninha espacial com uma espécie de Nina Hagen tropical - socorro!!! De um mal gosto singular. Os "alfacinhas" que " a estão a defender", por favor,me perdoem...Mas axé não é música , ok? É só uma coisa feita para gente de mal gosto aqui do Brasil. Nem fica bem para vocês - assim tão primeiro mundo - elogiarem uma coisa dessas, certo? Fica feio. Entendido? O pior é que não consigo esuqecer aquele figurino...socorro!!!

    ResponderExcluir