quinta-feira, 29 de abril de 2010

Marcos Mion cometeu um erro legendário.

Marcos Mion. Ele no geral fez coisas boas na tv, seja na MTV ou na BAND, vamos apenas esquecer que um dia ele atuou numa novela da Record. Teve bons momentos apresentando o Piores Clipes do Mundo e depois o Descontrole na BAND, fez aquele projeto fiasquento e vergonhoso que foi o The Nadas, mas tudo bem. Ele de uma certa maneira revelou o Vesgo pra tv, criou gírias que as pessoas usam até hoje(sempre tem alguém que fala que algo é tosco) além de ter popularizado o montinho, só por esse último ele merecia uma estátua. Então depois de 10 anos de MTV, ele faz um discurso emocionado e longo pra cacete no VMB do ano passado se despedindo da MTV e indo pra Record. Eu até achei que ele podia ir pra tv aberta de novo, seria bom se o projeto fosse bom, mas a Record já me dava uma desconfiança, mas jurei que veria o programa inicial, em nome de todos esses anos que assisti os programas que ele fazia. Antes de seguir, vejam um vídeo dele dos bons tempos de Piores Clipes do Mundo:



Mas acontece que o programa está sendo um erro dele.

A questão é que ai infromações sobre o programa chegavam, e apesar de algumas serem boas o panorama não não era lá muito animador. Até aí não havia nada sobre essa palhaçada de humor do bem, pensei que era só o Mion fazendo as palhaçadas de sempre ao vivo com o Mionzinho e o João Gordo fazendo algo tipo o que ele fazia no Gordo Visita. Foram anunciados pro programa gente que eu não conhecia, deixei pra ver no dia, o problema eram os outros rostos conhecidos:

Eu até imaginei que quando o Mion saísse levasse uma parte da MTV com ele, mas ele pega justamente um VJ chato que existem uns boatos sobre ele e um músico que tenta fazer sucesso depois de anos de uma dupla de sucesso e que hoje faz a trilha sonora do programa do VJ com o cunhado. Mas a questão é, ele é chato mesmo, a presença dele no projeto já me deixou preocupado. Aí eu vejo que praticamente todo o pessoal do Hermes e Renato tá no programa(Gil Brother está sumido em algum lugar de Petrópolis), Hermes e Renato na Record possivelmente é o maior mindfuck da TV brasileira, nego que passou 10 anos zoando a Universal vai direto pra onde zoaram. Ficaria a conferir se eles conseguem fazer humor sem palavrões, eu já iria ouvir um monte de piiis quando João Gordo aparecesse, se eu ouvisse muito mais eu enlouqueceria ou mudaria de canal pra jogar algo. E por fim, foi anunciada Jaque Khury, que certamente faria o papel de mulher gostosa, assim como a Sabrina no Pânico, mas Jaque Khury é meio sem grça e meio burra demais pra eu gostar, só vale pela Playboy mesmo. Não dá pra confiar em alguém que acha que o J da carta de baralho significa JOTALHÃO.

Enfim, o dia do primeiro programa chegou, sábado a noite, dava pra concorrer com o Zorra Total, e se fosse bom daria um cacete no Zorra. E o começo foi promissor, Mion zoou o Fala que eu te Escuto, zoou os bispos na cara deles, agora vai... NOT! Depois disso a ladeira que o programa caiu é tão grande que eles ainda tão caindo. Depois da abertura o Mion ficou falando lá umas piadas tipo a Record é uma das maiores emissoras do mundo(HAAAHAAHAH) e aí começou a falar que ele iria fazer um programa com um humor do bem, se destruir, só construindo e falou também que não haveriam mulheres gostosas seminuas no programa, e equanto ele falava isso as câmera focalizvam as dançarinas seminuas do programa, então tá né. Aí eu descubro que o João Gordo comentaria o programa pela internet em tempo real, e tinha perto dele um cara com um saco de papel na cabeça chamado o Homem do Pi, tava ali pra apertar o botão do Pi toda vez que o Gordo falasse um palavrão, não acompanhei o gordo porque eu fiquei longe do PC na hora do programa, mas duvido que o cara do Pi não tenha tido muito trabalho.

Mas quando mostraram a reportagem dele eu comecei a ver os problemas do programa: a reportagem do João Gordo valeu muito por ele, mas no geral foi só um Proteste Já piorado que só despejou um fato óbvio: o governo rouba o povo com a indústria de multas, todo mundo sabe disso. Mas o João Gordo multando qualquer um foi divertido.

E aí o Mion continuou naquele discurso de Teleton, falando não rir dos outros, rir com os outros, mesmo se o programa não estiver engraçado que continuasse a assistir... aí ele apresenta Miá Mello, que eu desconhecia e a sua personagem Teena(nome que o Mion ficou exlicando minuciosamente ao invés de mandar logo a matéria pro ar), ela entrevistaria Chitãoinho e Xororó, então tá. Foi meio, sei lá, constrangedor, não tinha graça, ela tentava copiar o Reporter Inexperiente do CQC, só que de uma maneira mais satírica, forçada, dava pra prever o que ela diria ou faria, não funcionou.

Aí mostraram uma sátira de clip do Mion, coisa que ele sempre fez, e ainda por cima do Michael Jackson, de quem ele é fã. Tu pensaria que foi a redenção do programa e daí só foi maravilha, certo? Errado, a sátira tava bem feita demais, as sátiras que ele fez por anos na MTV eram divertidas muito pelo fato de serem de baixo orçamento, cansava de ver manequins como personagens de cilpes, tava tudo bem feito, um estúdio enorme pra fazer os negócios, dançarinos de verdade... fail. Vamos ao resto das matérias:

  • A matéria do Élcio Coronato foi boa, apesar de atestar o óbvio foi interessante de se ver, apesar de reclamarem de ter sido mal feita eu achei a melhor da noite.
  • A parte do pessoal do Hermes e Renato, aquela história toda pra falar que eles não podem mais usar o nome foi uma alternativa boa, mas no fundo foi meio besta. Já a parte do Tião foi muito boa.
  • Foi interessante ver o Gui Pádua saltar da Ponte Rio-Niterói, mas pelo visto ele só vai ficar se jogando dos lugares, isso vai cansar logo. Além do que ele é um chorão que toma a dor dos outros, mas falo disso daqui a pouco.
  • E enfim, Felipe Solari fez uma reportagem eco-chata dos infernos se gabando que o pessoal do programa plantou árvores pra compensar o carbono consumido pelo programa em um ano. Tá, isso é legal, mas não quando você fica se gabando disso. Principalmente quando você não sabe se o seu programa vai ser bom o bastante pra chegar a um ano de duração.
Enfim, o programa no geral não foi bom, na verdade foi tão ruim que eu arranjei coisas pra fazer sábado a noite pra evitar o programa, sábado passado vi um pedaço e o choramingante Gui Pádua tava se tacando do Congresso Nacional, voltei a jogar, mas aí eu vi o resto pelo Youtbe e foi uma merda, exceto pelo Coronato e pleo Tião.

As pessoas pararam de ver e/ou comentar no twitter, só falando mal, o máximo que houve foi o Gui Pádua num chororô do cacete reclamando do Danilo Gentili, por ele só estar zoando o Legendários, ficou falando, falando, botou até a Hebe na história, lembrando da piada que o Gentili fez com a Hebe no retorno dela a tv. Tá, a piada não foi legal, mas falar pra alguém se preocupar em fazer um programa bom quando você mesmo não consegue fazer um é meio complicado, muito embora o CQC esse ano esteja ruim, mas isso é outro caso, pra outro artigo.

Agora, sobre isso de pregar o bem, humor do bem, o Mion comparar o que ele faz ao trabalho de grandes humoristas americanos como Andy Kaufman é uma heresia, mas isso de humor do bem, essa concepção de bem é meio débil, sabe quem tinha essa concepção de ser do bem? Aquele turma meio demente do BBB 10, liderados pelo Eliéser, será que não tem como eles simplesmente fazerem humor sem todo esse discurso e rotulação por trás? Por que na maior parte do programa eu vi gente se tacando de lugares e reportagens interessantes, além de mensagens de ambientalismo chatas, mas humor mesmo só o pessoal do Hermes e Renato e o João Gordo tão se esforçando, de resto o povo tá num ativismo, um troço tão coxinha tão certinho que é anti-tudo o que ele fizeram esses anos todos, negação de origens. Talvez se não tivessem fazendo humor panfletário eles teriam o programa realmente elogiado pelo público, já que a crítica que desce a lenha tá sendo detonada pelo Mion, como a Patrícia Kogut do Jornal O Globo.

Enfim, nesse sábado voltarei a ver só por desencargo de consciência, mas já digo que o programa não vai durar, conseguir o segundo lugar é ilusório, nada de bom passa nessa hora, no máximo o talk show do Amaury Jr., mas isso ninguém vê.

Jackal( que não gosta do humor do bem, gosta do humor engraçado mesmo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário