terça-feira, 14 de setembro de 2010

Miss Baixada: Parte 2 ---> O desfile.

É valido avisar antes de começar que infelizmente o artigo estará sem fotos do concurso, pois a pessoa que traria a máquina faltou e até o presente momento não me passaram as fotos pra que eu pudesse postar, uma vez tendo as fotos, incluirei nesse post e farei um separado para elas. Enquanto isso, tentarei descrever com a ajuda da minha memória.


Enfim, só pra resumir o post anterior, fui ao shopping cobrir o evento sem saber o que esperar, cheguei ao shopping bem mais cedo só pra observar a movimentação. Eu acreditei que o evento começaria às 18h, mas o que aconteceu é que o cara que toca guitarra aos domingos teve um público prestando atenção nele pra variar, é bem verdade que estavam mais esperando que acabasse logo pro concurso começar, mas de fato ele é talentoso.

Nesse meio tempo, dei uma caminhada e vi as fichas dos jurados, estavam lá, desprotegidas, aí eu, que estava munido de meu caderno(blog de baixo orçamento é triste) aproveitei e copiei informações relevantes, como o nome das candidatas(somente o primeiro nome, nem sabia se podia) e os quesitos a ser julgados, que eram: Beleza, Espontaniedade(ou estilo, ou carisma, como preferir), Desenvoltura desfilando e por fim a Oralidade. Mas aí o guitarrista terminou e realmente ficou pra começar o desfile. Antes de começar a falar do desfile tenho que explicar algo importante em relação à estrutura do evento, havia uma lona gigantesca, com o logotipo do evento, tapando a visão finada Playtoy(o antigo fliperama do shopping) e dos banheiros do terceiro andar. Na Playtoy era aonde as candidatas a miss trocavam de roupa após se apresentarem, o que faz com que a lona faça sentido. Guardem essa informação.

O desfile

P
ois é, depois de mais alguns apareceram os jurados, os quais eu não consegui ver quem são, exceto a Miss Nova Iguaçú, que estava no júri. Antes de começar, a coodenadora do shopping explicou um pouco sobre o concurso, mas falarei disso mais pro final, e depois disso, começou.
Daí, surgem seis jovens, seis BELÍSSIMAS jovens, elas tavam todas vestidas iguais, com uma blusa branca(eu acho) e um shortinho jeans com meia calça preta, algo que em foto poderia ser posto em um dicionário na definição de PARAÍSO. Daí que elas dançaram ao som daquela música de Kill Bill, a partir daí(pra mim, opinarei aqui também baseado no que escrevi no caderno) já deu pra se separar um pouco o joio do trigo, quem estava lá podia prestar atenção que todas dançaram bem na maior parte do tempo, mas havia uma ou duas que destoavam e chegaram a atrasar em alguns momentos a dança, mas não foi algo tão grave. A dança acabou e elas foram se trocar.

Enquanto isso eu tentava identificar quem era quem enquanto elas dançavam, falaram o nome, mas ainda não tinha conseguido associar o nome à pessoa, tanto pela apresentadora ter dito os nomes rápido demais e também por que elas já começaram a dançar e só consegui identificar uma, isso por que uma moça que estava do meu lado me falou quem era, no caso a Ana Carolina.

Antes de continuar, falarei sobre as 6 candidatas e as minhas impressões sobre elas(as corporais também, afinal, concurso de miss, isso tem que ser visto e avaliado, embora eu seja meio franco demais pra isso, já me desculpo se alguém vier reclamar):


Ana Carolina: razoavelmente alta, morena, bem bonita(eu sei que é meio demente falar isso de uma candidata a miss, mas ainda assim, eu ando pelas ruas e não vejo candidatas a miss bonitas como ela e a maioria das outras), e simpática. Dançou bem no começo. Torcida bem barulhenta, conheci a mãe dela e uns amigos da mãe dela durante e depois do concurso(deles falo mais depois). Na pergunta foi bem, mas me parece que ela tentou levantar o público mencionando a Beija-Flor durante a pergunta, algo que não deu certo. Foi também uma das melhores de maiô. Andou melhor espontâneamente do que desfilando.


Daiana: mais ou menos da mesma altura da anterior, dançou bem, foi articulada na parte das perguntas, fugindo lugar comum que a pergunta causava(explico depois), desfilou muito bem, acho que o diferencial pode ter sido esse até. Na parte do maiô, bom, ela é um pouco inferior em matéria de corpo ou como o nome da categoria extra que botei no caderno onde anotei tudo, gostosura(e eu ainda vou scanear o caderno...), na verdade, isso só deu pra se notar muto na parte de maiô, ela tem um busto menor que a candidata acima que foi antes dela, aí dava um contraste que prejudicava, mas ela compensou isso sendo definitivamente sensual, até cheguei a anotar isso na hora.


Fernanda: Loirinha, baixinha, muito da bonitnha, daquela que tu olha e já te conquista. Dançou bem no começo, a torcida era bem barulhenta, eu achei por algum tempo que poderia ganhar, serei sincero. Ela falou bem na hora da pergunta, a única reclamação que eu tenho é que na hora em que ela foi desfilar com o maiô, ela enrolou toda a vida e não tirou a canga, causando espanto, inclusive da mãe da Ana Carolina que tava do meu lado e me perguntou por que ela não tirou a canga. Não sabia o que responder. Sem falar que tem uma história que eu vou contar mais pra perto do fim do texto. Ah, e vale registrar que imitou uma palhaçadinha que outra candidata fez pra levantar o público.


Karolina: Morena, bonita, mas meio que um patamar abaixo em beleza, não sei, só não achei isso tudo, mas era bem simpática. No maiô foi ok, andando espontaneamente foi ok, na pergunta, ela acho que ela falou de saúde mais por que outras já tinha falado, pois ela foi um tanto vaga falando disso(quem tinha falado antes dela falou sobre projetos, outra falou que ajudaria pois faz educação física e queria colaborar naquela área e outra fazia psicologia e queria implementar o AA em Nilópolis), em suma, ela foi discreta. Ainda assim, conseguiu um bom resultado.


Rhayanne: Não queria ser tão franco assim, pois até gostei dela, achei que ela é um diamante a ser lapidado, é bonita, bem alta, loira, pernas longas, o problema é que ela é bem alta e tem a cabeça pequena, um tanto desproporcional, e isso me chamou um pouco a atenção, ela acabou atrasando a dança em alguns certos pontos, não teve muita desenvoltura desfilando, mas isso se dá um pouco ao fato das pernas dela serem muito longas, imagino que deve ter atrapalhado, além do defile de maiô não ter favorecido muito ela, mas fora isso que eu disse é simpática e na parte da pergunta eu acho que foi a que falou melhor, foi aí que ela subiu no meu conceito.


Thayanne: Uma showwoman, de fato. Negra, baixinha, sorridente, a torcida mais barulhenta era a dela, e ela sabia levantar a torcida e o resto do público, seja com gestos enquanto desfilava ou até mesmo rebolando/requebrando enquanto desfilava, ela só não fez isso no último desfile antes do resultado. E ela foi devidamente copiada na rebolada. Enfim, tinha carisma, ganhou o 10 em carisma no meu caderno antecipadamente. Dançou muito bem, me chamou a atençao já no meio da dança quando eu tentava identificar alguém. E foi ótima no maiô, o que é uma pena é que ela respondeu tão rápido a pergunta que eu nem cheguei a ouvir a resposta.


Enfim, depois da dança houve um desfile espontâneo, com roupas espontâneas, no qual eu destaquei no meu caderno Thayanne, Fernanda e Ana Carolina. O desfile segundo a apresentadora era pra avaliar a desenvoltura, mas no meu caderno avaliei a beleza também, pois nele havia um quesito que avaliava o corpo, quesito esse que dei o singelo nome de GOSTOSURA.


Daí cheguei no paraíso, era a hora do desfile de maiô. Eu estava meio temeroso se haveria desfile de roupas de banho ou não por que, vai saber o pensamento do povo do shopping ou do evento, mas enfim, teve e já dei os detalhes lá em cima, destaquei no caderno Daiana, Ana Carolina, Fernanda e Thayanne. Só achei sacanagem a Fernanda não ter tirado a canga quando desfilou, mas quando ela teve que desfilar com as outras ela foi sem a canga, então ok. E Thayanne rebolou, levantando o público.


Depois disso, houve um desfile com roupa de gala, um desfile mesmo, no qual não se poderia fazer umas certas brincadeiras de antes. Muito embora tenha sido aí que a Fernanda copiou a Thayenne, que não rebolou, mas só estou falando, longe de mim reclamar quando alguém rebola.


Por fim, antes de pegarem as fichas dos candidatos e começarem as contas pra ver quem ganhou, houve a sessão de perguntas, era a mesma pergunta pra todas as candidatas, e a pergunta era: "Por que você tem orgulho de morar na sua cidade e sendo Miss Baixada o que você pretende fazer pra melhora-la?" Quer dizer, a pergunta é boa, não fossem todas as candidatas de Nilópolis, o que prejudicaria quem respondesse por último, pois não haveria lá muito o que responder, sem falar que a segunda parte abre brechas pra umas respostas um tanto mirabolantes, como "eu prometo melhorar a saúde na cidade!". Todas foram bem, cada uma tentando fugir de um padrão chato de resposta que a pergunta estimulava, mas quem foi melhor nesse quesito pra mim foi Rhayanne, que ao invés de usar o clichê de "temos a Beija-Flor, o Centro de Eventos, teatros, nós de Nilópolis somos todos uma família, etc", ela falou sobre não ter tanta violência aqui, o que eu concordo.


Depois disso, foram contar os pontos e eu fiquei sem fazer algo, daí eu encontro a mãe de Ana Carolina falando que agora seria uma boa hora de ir atrás da lona e entrevistar alguma delas, uma vez que elas esperariam o resultado e não se trocariam até depois do resultado, eu fui, mas não entrevistei. Por que? Vou te contar que esse evento que eu fui foi o segundo no qual eu fui pra cobrir, e no primeiro que eu fui, a única chance de entrevistar alguém seria pulando o fosso do estádio do Nova Iguaçú, algo que eu tive medo de fazer, até por que minha mochila tava pesada o bastante pra eu me ferrar naquele fosso. Enfim, eu cheguei lá atrás e fiquei meio com medo e meio intimidado, pois apesar de ter recebidos conselhos sobre como abordar de uma amiga que teve(ou ainda tem) um blog de moda eu observava e elas tavam sempre conversando com alguém, queria abordar uma delas sozinha, pra não ficar tão envergonhado, por que além de nunca ter entrevistado alguém, eram só garotas bonitas por onde olhava, então ao invés disso, resolvi observar o cenário por trás dessa lona pra relatar aqui. E eu tinha uma curiosidade pra ver como elas eram sem aqueles sorrisos todos.


Karolina e Rhayanne esbanjavam simpatia, cada uma falava com umas duas amigas(acredito que eram ao menos), não entrevistei porque a conversa parecia boa e não quis interromper. Ana Carolina e Daiana, estavam sentadas conversando numa mesa, Thayanne falou algo com elas e estava sozinho, quando fui abordar pra conversar, surgiu alguém pra conversar com ela que me disse "só um minuto". Eu devo confessar que eu acho que ficar parado atrás da lona deve ter feito as candidatas pensarem que, sei lá, eu era um maluco ou algo assim. E também tinha Fernanda, que estava um tanto longe das outras com um batalhão de pessoas assessorando, massageando os ombros dela, mexendo no cabelo, unhas, ou simplesmente massageando o ego dela.Você olha pra uma pessoa desse jeito e você pensa que ela só está esperando pra ganhar a coroa.


Finalmente, antes de darem os resultados, Miss Simpatia antes, logicamente Thayanne ganhou, o interessante foi ela ter chamado Fernanda ao palco e ter dito que ela também era uma miss simpatia. Daí vieram os resultados: a apresentadora pede para que se retirem do palco para que se possa anunciar a vencedora Fernanda e Rhayanne. Quando eu ouvi o nome de Fernanda já imaginei o que aconteceria, como elas demoraram um pouquinho pra sair eu fui correndo pra trás da lona pra ver as reações, e, como imaginei, lá foi Fernanda chorando, com o batalhão dela atrás tentando consolar, vou dizer que fiquei com pena dela, eu achei que ela poderia ganhar, mas de repente ela tira alguma lição importante desse dia. Voltei pra ver o resto, e Thayanne já estava fora, era entre Karolina, Ana Carolina e Daiana. E num surpreendente terceiro lugar ficou Karolina, vocês já leram o que eu achei dela, foi um tanto estranho ela em terceiro, mas tudo bem, se eles são jurados é porque eles sabem algo que eu não sei.


E eis que depois de algum suspense, foi declarado que a vencedora era... Daiana da Costa Pontes. Felicidades sorrisos, e emoção no palco e na família dela também, que estava perto de onde eu estava esperando o desfile começar mais cedo.


Pós-desfile


Depois do desfile, fui conversar com as pessoas, entre elas as que eu conheci no concurso, como a mãe de Ana Carolina, segunda colocada no concurso, ela reclamou sobre o resultado do concurso, e depois para engrosar o coro vieram amigos dessa mãe pra defender a candidata, ouvi pacientemente e fui procurar gente pra entrevistar, encontrei a organizadora do shopping, Viviane Alves, que me conduziu até a idealizadora do Miss Baixada, Patrícia de Paula. Ela me disse que o objetivo do evento é atrair mídia positiva pra Baixada Fluminense, uma vez que quando sai notícia sobre ela é algo sobre chacina, prostíbulos fechados na marra em Caxias pelo prefeito, etc. Atrair mídia positiva além da mídia negativa gratuita habitual, ter orgulho de morar na Baixada Fluminense, o que justifica aquela pergunta feita pras candidatas. Me disse também que o concurso existe desde 2007, não houve em 2008 por politicagem, mas em 2009 teve divulgação maciça, graças ao concurso ter sido realizado no programa do Wagner Montes, cujo público tem o perfil ideal pra ver e gostar do concurso. Esse ano, como o Wagner está em campanha eleitoral não pôde ser feito no programa, como no ano passado, eu sugeri pra ela ir pro Samba de Primeira(programa do Jorge Perlingeiro na CNT aqui no RJ), certamente que lá ele exibiria o concurso. E por fim ela disse que quer divulgar o evento em âmbito nacional, está realizando workshops para poder divulgar melhor o evento. Eu passei meu e-mail, ela ficou de passar umas fotos do evento pra botar aqui e me passar a lista dos próximos concursos(isso eu já vi, sábado estarei em Queimados).


Durante a conversa com ela, as misses estava indo embora, depois que terminei de falar com ela, Daiana, a vencedora foi falar com ela, me mantive por perto e depois que elas terminaram, entrevistei a vencedora também. Quando perguntada sobre qual é a sensação de se ganhar um concurso desses ela disse que a sensação era indescritível. E pra finalizar perguntei a ela se houve alguma seletiva pra escolher as que foram pra seletiva de Nilópolis naquele dia, ela me respondeu que os workshops e os ensaios que aconteciam tinham bem mais gente e eventualmente cortavam algumas candidatas.


Depois disso, passei o endereço do meu blog pra ela e o meu e-mail por que ela também disse que passaria umas fotos, e me despedi, e antes de encerrar a noite eu dei o endereço do blog pra mãe da Ana Carolina também. E aí encerrei a noite.


Quero agradecer aqui à Patrícia de Paula e a Miss Baixada Nilópolis Daiana da Costa por aceitarem ter sido entrevistadas. À mãe da Ana Carolina, que eu não sei o nome até agora, por ter me situado no começo daquele evento e ter me dado a dica de ira atrás da lona. E também à Dely Giglio, alguém a quem eu segui quase todos os conselhos dados, especialmente o de escrever esse artigo no meu estilo habitual.


Aguardem a cobertura do próximo evento. Enquanto isso, entrem no site do Miss Baixada


Jackal(O espantoso é que eu nunca tinha visto nenhuma dessas candidatas pela cidade, e eu ando bastante pela cidade, estranho.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário